Chamadas

A Maioria da população aprova o 14° salário do INSS, diz pequisa

14° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu aprovação de uma grande maioria das pessoas. O Senado fez um levantamento que mostra que essas pessoas concordam com a criação do 14° salário para aposentados e pensionistas.

A medida é emergencial e será paga uma única vez. O dinheiro extra é para compensar a falta do 13° salário em dezembro que foi antecipado por causa da pandemia. O pagamento adicional é previsto no Projeto de Lei 3.657/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), e beneficiaria também quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão.

A enquete feita pelo Senado contou com 32.820 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado entre os dias 01 de outubro e 02 de novembro de 2020.

Os que foram ouvidos pela pesquisa, concordaram que o 14º salário é importante para o amparo social aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) durante a pandemia.

Sendo que, 99% dos que responderam à pesquisa acreditam que o pagamento desse valor adicional contribuirá para estimular a economia.

Paulo Paim, autor do projeto disse que a medida beneficiaria cerca de 35 milhões de pessoas, sendo 70% que recebem um salário mínimo.

Gratificação adiantada

O motivo da criação da gratificação natalina emergencial a ser paga em dezembro de 2020 aos aposentados e pensionistas do INSS leva em consideração o fato de que essas pessoas não poderão contar com o benefício anual neste mês, isso porque aconteceu um adiantamento integral do 13º salário aos segurados quando estava iniciando a pandemia do novo coronavírus.

O senador comentou que a medida atenderá aposentados que fazem parte do grupo de risco, e que o 14° emergencial injetará recursos na economia movimentando o comércio no mês de janeiro de 2021.

Porém, o projeto está em tramitação no Congresso, sem data para votação no plenário do Senado. E o Natal está chegando!

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Obrigações fiscais e contábeis de uma empresa: quais são as principais?

Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…

45 minutos ago

Trump prestes a “atirar” em impostos brasileiros; e agora?

Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…

1 hora ago

A verdade sobre dívidas atrasadas no CNPJ; saiba hoje

Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…

1 hora ago

CNI dá péssima notícia para as pequenas indústrias do Brasil

O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…

1 hora ago

Trabalhadores em festa, mas apenas os que ganham até R$ 5 mil?

Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…

1 hora ago

Arroz café e mais 3 produtos podem ficar mais baratos; entenda

Boas notícias para o bolso dos brasileiros! Mas calma, não precisa sair correndo pro mercado…

2 horas ago