Designed by Chayantorn Tongmorn / shutterstock
Na matéria de hoje vamos explicar como funciona o Auxílio Previdenciário e também esclarecer se a pessoa desempregada pode requerer este benefício.
Continue conosco e fique por dentro do assunto.
Vamos começar abordando sobre um dos benefícios que podem ser requeridos pelo INSS.
Este benefício é concedido pela Previdência Social, o objetivo dele é amparar o trabalhador que esta incapacitado temporariamente de exercer suas atividades laborais, seja por doença ou acidente.
O próprio nome já diz é um auxílio que parte da Previdência social, como já mencionamos acima o objetivo é amparar os brasileiros em momentos inesperados, como, doenças, acidente, dentre outros.
A Previdência Social oferece aos seus segurados vários tipos de benefícios, entre eles;
Para requerer este benefício é necessário que o cidadão esteja ausente e incapacitado das suas atividades laborais por mais de 15 dias corridos.
Lembrando que quem paga esses 15 dias é a empresa que o empregado exerce suas atividades laborais.
Para ser concedido neste benefício é necessário passar por uma perícia médica do INSS, é através desta perícia que será atestado a sua incapacidade para realizar suas atividades laborais.
Mas vamos para o assunto que nos interessa, o cidadão que está desempregado pode ter direito a benefícios previdenciários?
A maioria das pessoas que estão desempregadas não sabem, mas podem sim ser requeridas em benefícios previdenciários.
Porém é necessário cumprir requisitos, nesta situação o cidadão desempregado precisa comprovar a qualidade do segurado, seja como:
Esta é uma condição para toda pessoa que é inscrita na Previdência Social e que faça suas contribuições mensal ou ainda esteja no seu período de carência.
Em resumo, se a pessoa esta no período de carência e por algum motivo ficar incapacitado, ele poderá requerer os seguintes benefícios previdenciários:
Este segurado que se encontra sem renda fixa, ele tem direito de receber 12 meses adicionais no período de carência, quando for registrar o seu status no Ministério do Trabalho.
Com isto este benefício poderá se estender até 36 meses.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por: Laís Oliveira.
Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…
A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…