Milhares de trabalhadores que atuaram de carteira assinada no último ano, ainda aguardam a nova rodada do abono salarial PIS/Pasep. Isto porque, tradicionalmente, o benefício é pago no ano seguinte ao ano-base.
Isto é, quem trabalhou em 2018, por exemplo, recebeu o repasse do benefício em 2019. Acontece que, em 2020, o abono não foi pago aos trabalhadores, visto que o governo redirecionou os recursos para programa BEm, criado para evitar demissões em massa, durante o período mais intenso da pandemia da Covid-19.
Como resultado, o abono salarial referente aos meses trabalhados em 2020, foi liberado apenas este ano, no decorrer dos meses de fevereiro e março. Diante disso, houve um atraso quanto ao calendário do benefício, ainda sim, muitos levantam expectativas de uma rodada dupla em 2022.
Em decorrência dos atrasos no calendário e da falta de espaço no orçamento da união para custear mais uma rodada do abono, trabalhadores que atuaram de carteira assinada em 2021, só devem receber os pagamentos a partir de o início de 2023. Este cenário é o mais provável, apesar de não haver nenhum anúncio oficial por parte do governo.
Ademais, a estimativa é que o calendário de liberação do PIS permaneça em atraso nos próximos anos, ou seja, assim como o abono que, deveria ser pago este ano, será liberado apenas em 2023, quem trabalhou em 2022, somente deve ser contemplado em 2024.
Para receber o abono, é preciso estar enquadrado em algumas regras. Dito isso, veja quais são os critérios exigidos, para estar habilitado a receber o benefício em 2023:
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…