Chamadas

Abono PIS/Pasep de 2021 está confirmado para este ano?

O trabalhador com carteira assinada tem direito ao abono PIS/Pasep é um direito do trabalhador da iniciativa privada, e também do servidor público. O benefício paga até um salário mínimo para quem cumprir todos os requisitos. 

Esses trabalhadores receberam recentemente os valores referentes ao ano-base 2020, de 8 de fevereiro a 31 de março, de acordo com o mês de nascimento, no caso do trabalhador do setor privado e do Número de Identificação Social (NIS), no caso dos servidores públicos.

No entanto, uma dúvida paira no ar, quando será liberado o calendário referente ao ano-base 2021, que deveria ser pago em 2022?

Quando o abono PIS/Pasep de 2021 será pago?

Devido a pandemia de Covid-19 no ano de 2020, o Governo Federal optou em adiar o calendário referente daquele ano que seria liberado em 2021. Desta forma, o pagamento foi liberado somente em 2022. O motivo do adiamento ocorreu porque o governo precisou usar parte dos recursos do PIS para bancar programas emergenciais como o BEm.

Os trabalhadores e servidores públicos que estão na esperança que o abono salarial referente ao ano-base 2021, seja liberado no final deste ano, saiba que o governo já descartou essa possibilidade. O calendário do PIS/Pasep 2021 só será liberado no inicio do ano que vem.

Quem tem direito ao abono salarial 2021?

  • Terão direito ao abono salarial PIS/Pasep 2021, quem estiver cumprindo os seguintes requisitos:
  • Ter trabalhado no ano-base do PIS/Pasep por, no mínimo, 30 dias;
  • Receber até dois salários mínimos, em média;
  • Ser inscrito na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial;
  • Ser registrado no PIS/Pasep por ao menos cinco anos;
  • Não ser empregado doméstico;
  • Não ser contratado por pessoa física.

A consulta dos pagamentos do abono PIS/Pasep está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e no telefone 158 do Alô Trabalho.

Quem ainda não sacou o PIS/Pasep 2020 ainda pode retirar o dinheiro?

Cerca de 400 mil brasileiros ainda podem sacar o abono PIS/Pasep referente ao calendário de 2020, pago agora em 2022. A maior parte do público que ainda não sacou é referente ao Pasep, pago pelo Banco do Brasil, onde cerca de 300 mil servidores públicos têm valores a receber.

A consulta pode ser realizada pelo site do Banco do Brasil. Já o PIS pode ser feito por meio do CPF pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Mais de 125 mil trabalhadores da iniciativa privada ainda podem retirar o dinheiro na Caixa Econômica Federal.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

10 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

12 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

20 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago