Na próxima semana, o governo federal começará a pagar o abono salarial do PIS/Pasep aos trabalhadores. Apesar dos brasileiros já saberem disso, a consulta para saber quem tem direito e qual valor exato a se receber ainda aguardava a sua liberação.
Contudo, desde este último domingo (5), já é possível realizar a consulta de todas as informações através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, ou ainda para aqueles com acesso à plataforma gov.br. Os pagamentos terão início no próximo dia 15 de fevereiro.
Neste ano, terão direito ao abono salarial todos aqueles trabalhadores que exerceram atividade formalmente em 2021 e que se encaixam nas regras tradicionais do programa.
A liberação do abono salarial do PIS/Pasep ocorre de duas formas: para trabalhadores da iniciativa privada (PIS), o benefício é pago conforme o mês de nascimento. Já os servidores públicos (Pasep), recebem com base no último dígito do Pasep.
Os valores do abono salarial deste ano vão de R$ 108,50 para quem trabalhou apenas um mês em 2021 e chegam até R$ 1.302, valor este que será destinado àqueles que trabalharam o ano todo.
Nos demais casos o benefício é pago proporcionalmente a quantidade de meses trabalhados, a conta é simples, basta dividir 1.302 por 12 e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados ao longo de 2021.
Segundo informações do governo federal, 22,9 milhões de trabalhadores terão acesso ao PIS/Pasep neste ano. De todo esse montante, 20,4 milhões são de trabalhadores da iniciativa privada e 2,5 milhões de servidores públicos.
No caso do PIS, pago aos trabalhadores da iniciativa privada, o benefício é pago pela Caixa Econômica Federal. Já para quem tem direito ao Pasep, o benefício por sua vez é pago pelo Banco do Brasil.
Trabalhadores podem consultar todas as informações do benefício e inclusive se está aprovado para o pagamento deste ano, através:
Para garantir acesso às informações do PIS/Pasep pela Carteira de Trabalho Digital, será preciso que o trabalhador realize a atualização do aplicativo, onde, após atualização, basta acessar a opção “Benefícios” e clicar em “Abono salarial”.
Em caso de dúvidas, as informações adicionais podem ser consultadas a partir dos canais de atendimento:
Atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego pelo telefone 158, ou e-mail: trabalho.uf@economia.gov.br (substituía os dígitos uf pela sigla do seu estado).
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…