Como grande parte dos trabalhadores sabem, o abono salarial ano-base 2020 que deveria ter sido liberado desde julho deste ano foi adiado para o ano que vem, deixando muitos trabalhadores que esperavam pelo recebimento do PIS/Pasep frustrados, principalmente em um momento de instabilidade econômica.
Porém, com a chegada do final do ano, a expectativa quanto a liberação do benefício para o ano que vem acaba aumentando, principalmente com a notícia de que o benefício deve ser liberado já nos primeiros meses de 2022.
Antes do adiamento do PIS/Pasep deste ano, o calendário de pagamentos do abono se iniciava no segundo semestre de um ano e era pago até o final do primeiro semestre do ano seguinte.
Porém, o próximo calendário do Abono Salarial, relativo ao ano-base 2020, terá início em janeiro de 2022, conforme Resolução CODEFAT nº 896, de 23 de março de 2021, onde todos os beneficiários receberam também em 2022.
A definição do novo calendário assim como identificação dos trabalhadores com direito ao benefício ocorrerá entre os meses de outubro e janeiro, após o processamento e auditoria da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) enviada pelas empresas.
Caso o abono ano-base 2020 tivesse sido liberado este ano os trabalhadores poderiam ter acesso a até R$ 1.100. Contudo, como o benefício será pago em 2022, o PIS/Pasep será pago conforme o salário mínimo do ano que vem.
Vale lembrar que liberado proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. Assim o cálculo do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente.
É importante deixar claro ainda que o período de serviço igual ou superior a 15 dias em um mês será contabilizado como mês integral, ou seja, caso o trabalhador tenha iniciado serviço no dia 10 de março, o mês será contado como mês inteiro trabalhado, pois o trabalhador terá exercido 21 dias de trabalho no respectivo mês.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…