Fonte: Google
O abono salarial do PIS/Pasep referente aos trabalhadores que exerceram atividade por pelo menos 30 dias em 2020, deveria ter sido liberado aos trabalhadores desde o mês passado, contudo, muitos trabalhadores ficaram frustrados, pois, o pagamento acabou não sendo liberado.
Se você quer entender o que aconteceu para o governo não ter iniciado o pagamento do abono salarial 2020, bem como quando será pago o benefício para os trabalhadores, continue acompanhando!
O abono salarial não foi liberado aos trabalhadores este ano, pois o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que é o Conselho responsável pelo PIS/Pasep, decidiu adiar o pagamento do benefício para que o governo encontra-se recursos para financiar o programa de redução de jornada e salário, mais conhecido como BEm.
O adiamento do abono salarial este ano, causou uma econômica de R$ 10 bilhões para o governo, tendo em vista que o abono salarial é pago entre os meses de julho de um ano até junho do outro, e ao longo de todo pagamento gera um custo de R$ 20 bilhões aos cofres públicos.
Sendo assim no dia 23 de março de 2021, a Resolução n.º 996 foi publicada, alterando o período de pagamentos do abono salarial previsto para este ano para se iniciar apenas no ano que vem.
O pagamento do abono salarial ainda não foi definido, isso porque os processos de auditoria e identificação dos trabalhadores com direito ao recebimento do abono salarial para o ano-base de 2020 devem ocorrer a partir do mês de outubro de 2021, quando se encerram os prazos de envio de informações pelos empregadores.
O abono salarial é pago conforme as informações enviadas pelos patrões com o registro de seus funcionários. O prazo de execução para saber quem tem direito ao benefício e deverá recebê-lo no ano seguinte é estimado em até quatro meses.
Com isso, o processamento da identificação dos beneficiários deverá terminar no início do mês de janeiro de 2022. Quando as datas de pagamento serão divulgadas e o pagamento iniciado no mês de fevereiro.
Outro ponto que precisa ser esclarecido, é que mesmo com o adiamento dos pagamentos, as regras não vão mudar, sendo assim, para o receber o PIS/Pasep previsto para fevereiro de 2022 será necessário se encaixar nos seguintes requisitos:
O valor pago será de até um salário mínimo e pode variar conforme o tempo que a pessoa trabalhou. Se ela trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Se trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do salário mínimo.
Vale lembrar que o trabalhador não receberá até um salário mínimo de 2020, mas sim o valor do salário mínimo vigente, no ano do pagamento.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…