Chamadas

Abono PIS/Pasep: Veja quando deve sair o novo calendário de pagamentos

O abono salarial do PIS/Pasep é pago anualmente aos trabalhadores que exerceram atividade no ano anterior. Por exemplo, quem trabalhou em 2019 teve o pagamento do benefício liberado a partir de 2020. Assim como quem trabalhou em 2020 deveria ter começado a receber em 2021.

Porém, devido à pandemia, e a busca do governo para encontrar recursos para financiar o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) acabou adiando o pagamento do benefício deste ano, injetando assim os mais de R$ 7bi do PIS/Pasep deste ano para o programa de preservação de emprego e renda.

Calendário de pagamentos do PIS/Pasep

O calendário de pagamentos oficial do abono ainda não foi liberado. Isso porque o anúncio deve ocorrer apenas em janeiro de 2022, quando o governo terá identificado todos os trabalhadores que possuem direito ao PIS/Pasep.

Assim, os pagamentos devem ocorrer entre os meses de fevereiro e junho para todos os trabalhadores. Isso porque a resolução do Codefat que decidiu adiar o pagamento do abono determinou que o pagamento deva ocorrer para todos os beneficiários no primeiro semestre do ano que vem.

A resolução do Codefat também alterou a sistemática de pagamentos. Conforme pagamento dos anos anteriores, o pagamento se inicia no segundo semestre de um ano e finalizava somente ao final do primeiro semestre do ano seguinte.

Agora, com a nova resolução do Codefat, todos os pagamentos devem ocorrer num mesmo ano, com pagamentos correndo entre os meses de janeiro e dezembro.

O que esperar para o pagamento do ano que vem?

Para o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep no ano que vem os trabalhadores que já tinham direito ao benefício devido às regras do programa como: estar inscrito no sistema PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos e ter recebido uma remuneração média de até dois salários mínimos no ano-base, continuaram tendo direito normal ao recebimento.

Segundo o Codefat, apesar do adiamento dos pagamentos, nenhum trabalhador será afetado negativamente com a decisão. Assim, as regras para recebimento permanecerão as mesmas, logo, se você se encaixa nas principais regras você continuará com o direito normal ao benefício.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

54 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago