Fique Sabendo

Ação declaratória de tempo: Como o contribuinte pode adiantar a sua aposentadoria?

A aposentadoria é um grande objetivo para boa parte dos trabalhadores brasileiros, porém muitos não sabem que é possível conseguir assegurar o benefício anos antes do prazo estipulado pelo INSS. Para que isso aconteça o contribuinte precisa entrar com uma ação declaratória de tempo. 

Fique por dentro do assunto no artigo que preparamos.

Como podemos definir a ação declaratória de tempo?

É um processo em que se declara uma condição jurídica, a presença de algo que tem como finalidade, terminar com a insegurança associada a um fato ou situação específica.

Exemplo de situação onde o trabalhador entrou com a ação declaratória:

Um frentista que dedicou-se durante anos aos serviços em uma determinada empresa, pretende que esses anos sejam considerados como tempo especial. Nesse caso, há uma conversão e multiplicação do tempo (por esse motivo acontece o adiantamento).  Todo esse processo é realizado através da ação declaratória para acelerar a compreensão do judiciário na finalização sobre o procedimento de conversão.

Todo o debate sobre o tempo especial é acelerado pela confirmação do judiciário, impedindo a demora no processo administrativo no instante em que o contribuinte requerer a aposentadoria.

O que o contribuinte pode declarar?

Acompanhe a seguir alguns casos que podem ser declarados:

Reclamatória trabalhista sem provas 

Acontece quando o empregador não registra o funcionário na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Nesse caso, o trabalhador fica sem a comprovação no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e na CTPS. Esse tempo pode ser revisado e recuperado na Justiça para aumentar o período de arrecadação, antes da solicitação da aposentadoria.

Convalidação do facultativo de baixa renda 

Acontece quando o cidadão não possui renda própria de trabalho e pode considerar o tempo apresentado por ele, através de arrecadações como segurado facultativo de baixa renda. Esse recolhimento corresponde a 5% do valor do salário mínimo.

Contribuinte individual  

Essa categoria é apropriada para prestadores de serviços para pessoas jurídicas, no intervalo entre abril de 2003 e 13 de novembro de 2019 (antes desse tempo o próprio cidadão fazia o recolhimento). O documento comprobatório do pagamento em muitos casos não era registrado. Hoje em dia as empresas fazem as arrecadações. Quando a contribuição não é registrada, pode ser reconhecida pela ação declaratória.

Acerto de CNIS

A ação serve para que pendências sejam suprimidas na plataforma. É importante que o contribuinte acompanhe os indicadores do CNIS para verificar os problemas no cadastro, como: intervalo sem data de saída, arrecadações fora do prazo, falha no código de contribuição, entre outros pormenores que podem atrasar o processo de aposentadoria.

Alteração de código de pagamento 

No instante do pagamento pode acontecer alguma falha no código que atrapalhe a arrecadação desse tempo.

Como saber se vale a pena entrar com ação declaratória de tempo?

Antes de entrar com ação declaratória de tempo é importante que o contribuinte faça um planejamento com a ajuda de um advogado especialista na área. Assim poderá ver se vale a pena ou não pedir o adiantamento do benefício.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Ana Flavia Correa

Jornalista há 5 anos, atuou na produção de jornais locais de Minas Gerais, como repórter e editora. Trabalhou na Assessoria de Comunicação de Araguari, como redatora, editora e na realização de eventos públicos da cidade. Atualmente se dedica ao jornalismo digital, integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

44 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago