INSS

“Acerto pós-perícia” pode acelerar a concessão dos Benefícios por Incapacidade

Após a realização das perícias médicas, os segurados com dificuldades de acesso ao resultado da avaliação devem procurar o INSS para agendar o serviço de “acerto pós-perícia” para atualização dos dados cadastrais e regularização das pendências de comprovação dos vínculos de trabalho e recolhimentos das contribuições, visando acelerar a concessão do benefício.

O segurado que requereu benefício por incapacidade, após a realização da perícia médica, poderá consultar no “Meu INSS” ou através da Central 135 o resultado até às 21h do dia da avaliação médica.

Na ausência de disponibilização do resultado da perícia, o segurado deve ligar na Central 135 e solicitar o agendamento do serviço de acerto pós-perícia, para verificar se deverá entregar documentos ou informar outros dados para a conclusão da análise pericial.

Entretanto, se a consulta do resultado da perícia ocorrer através do Meu INSS, e constar a mensagem “Auxílio-doença (Acerto Pós-perícia)”, é necessário verificar quais dados cadastrais deverão ser informados à Previdência Social.

Nestes casos, o INSS emite as exigências para regularizar pendências como: correção do nome, dados de RG e CPF divergentes, multiplicidade de NITs, vínculos empregatícios que não constam no CNIS, períodos sem contribuição, informação sobre a data do último dia trabalhado (DUT), atualização de endereço, estado civil, e-mail, dentre outros, sendo frequente a solicitação dos seguintes documentos:

a) RG e CPF;

b) NIT – Número de identificação do trabalhador;

c) DUT- Declaração de último dia de trabalho;

d) Carteiras de Trabalho da Previdência Social;

e) Carnês de recolhimentos de contribuições como segurado facultativo ou contribuinte individual;

f) Comprovante de residência;

g) Certidão de casamento.

O cumprimento da exigência poderá ser realizado pelo Meu INSS, sem necessidade de comparecimento às agências do INSS. Os documentos deverão ser digitalizados e anexados em “Agendamentos/Solicitações” e em seguida clicar em “Auxílio-doença – (Acerto Pós-perícia)” e, depois em “Anexos”.

Respondida a exigência, o INSS, nos termos do acordo realizado com o Ministério Público Federal com prazos vigentes desde 10 de junho de 2021, terá 45 dias para conceder ou indeferir o auxílio por incapacidade temporária e 90 dias para a aposentadoria por incapacidade permanente.

Os benefícios não analisados nos referidos prazos poderão ensejar a reclamação na Ouvidoria do INSS e, na via judicial, a impetração de mandados de segurança.

O segurado que tiver o benefício indeferido poderá interpor recurso à Junta de Recursos da Previdência Social ou pleitear a concessão judicial.

Após a implantação, recomenda-se a análise dos termos da concessão para verificar se o INSS não cometeu erros no período de vigência do benefício ou na apuração do valor da renda mensal.

Até 31 de dezembro de 2021, o requerimento do benefício, com duração máxima de 90 dias, deverá ser solicitado, através do site www.gov.br/meuinss ou do aplicativo, no serviço “Auxílio por incapacidade temporária – Análise Documental”, com a apresentação de atestado médico e exames complementares.

Porém, a Portaria nº. 1298/2021 dispõe que após a avaliação médica preliminar da documentação, se o perito concluir que as informações são insuficientes ou apresentam erros, o INSS não poderá indeferir o benefício e deverá gerar a pendência de necessidade de agendamento de perícia presencial.

Portanto, antes de requerer o benefício por incapacidade, o segurado deve procurar orientação para esclarecer as dúvidas sobre os requisitos do benefício e a documentação necessária de acordo com a legislação vigente, para evitar a necessidade do cumprimento das exigências solicitadas pelo INSS que postergam o tempo de análise e a concessão do benefício.

Por Sara Quental, Advogada especialista em Direito Previdenciário; sócia de Crivelli Advogados

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

42 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago