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Muita gente não sabe, mas a Receita Federal tem um portal virtual de atendimento, que é o e-CAC. Por meio dele é possível realizar diversas solicitações e solucionar problemas que fariam você perder muito tempo se fosse até a Receita Federal ou escolhesse ser atendido por telefone. Use a internet a seu favor!
A tela que você vai ver ao acessar o centro virtual de atendimento da Receita Federal é essa:
Alguns serviços disponíveis no e-CAC são:
Se você ainda não possui acesso ao e-CAC, siga os seguintes passos:
1. Acesse o e-CAC.
2. Quem já possui o código de acesso, pode utilizá-lo para acessar. Se você não possui código de acesso, é recomendável criar o seu acesso pelo portal gov.br, como recomendado abaixo, que será o novo formato usado daqui para frente, a partir de 31/08/2020. Ou mesmo se já possui o código de acesso, deve atualizar para o acesso pelo novo portal, caso não tenha acesso para o gov.br.
3. Se não tem acesso ao portal gov.br, na página do portal clique em “Crie sua conta gov.br”. Se não tiver certeza se já possui acesso ou não, pode digitar o seu CPF e clicar em “Avançar”. Se já possuir acesso, o portal pedirá uma senha. Se não lembrar da senha, basta clicar em “Esqueci minha senha” e seguir os procedimentos.
4. Ao clicar em “Crie sua conta gov.br”, verá a tela abaixo. Selecione de que forma deseja fazer o acesso.
5. A mais simples, “Número do CPF”, vai levar você para a tela abaixo. Complete cada etapa com as informações solicitadas e vá clicando em “Avançar”. A etapa 1 vai pedir seu CPF e nome completo, você precisa aceitar os termos de uso do portal e confirmar que não é um robô.
6. Na etapa 2, serão feitas algumas perguntas de confirmação para saber se você é você mesmo.
7. Aí, na etapa 3, você escolhe como quer receber o código para ativar a sua conta, por e-mail ou SMS. O código enviado deve ser digitado na etapa 4, quando você precisará cadastrar uma senha sua. Guarde a senha.
Pronto! Com essa senha você poderá acessar todos os serviços do portal gov.br, bem como o portal e-CAC. No primeiro acesso no portal e-CAC, ele vai pedir se você autoriza que o acesso seja feito pelo gov.br, basta clicar em “Autorizar”.
Dentro do próprio e-CAC, depois que você estiver logado, é possível habilitar o seu dispositivo móvel (tablet ou smartphone) para acessar as informações do portal. Você só vai precisar clicar em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e em “Habilite seu dispositivo móvel aqui!”. Depois, selecione “Cadastrar novo dispositivo”. A seguir, faça o seguinte:
1. Escolha um nome e uma palavra-chave de 8 a 20 caracteres. Confirme a palavra-chave e escolha uma data de expiração (por quanto tempo esse dispositivo móvel estará habilitado para ser usado para esse fim).
2. Escolha o tipo de serviço (Serviços do IRPF) que poderá ser acessado pelo dispositivo. Salve.
3. Instale o aplicativo “Meu Imposto de Renda” em seu dispositivo móvel.
4. Ao abrir o aplicativo, digite o seu CPF e a sua data de nascimento. Na tela seguinte, selecione os caracteres que aparecem na tela. Automaticamente, vai abrir uma nova tela, na qual você precisará fazer a ativação do aparelho. Clique nos três pontos do canto superior direito e selecione “Ativar dispositivo”.
5. Na tela que aparecer, clique em “Ativar Agora”. Vai abrir uma tela chamada “Acompanhar Declaração”. Digite o nome do dispositivo e código para ativação que você escolheu no portal do e-CAC. Clique em “Avançar”. Pronto! Agora você pode consultar o portal pelo seu dispositivo móvel pelo período escolhido no início da configuração.
Se você possui um certificado digital, pode optar por essa forma de acesso, selecionando essa opção na tela inicial do e-CAC, conforme abaixo.
Fonte: Leoa
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