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Ações de baixo custo para construir um relacionamento na sua indústria

O relacionamento com o cliente é a chave do sucesso para qualquer segmento da indústria. Afinal, todos sabem que aumentar a taxa de fidelização de consumidores e, consequentemente, o número de vendas são objetivos comuns de toda empresa. 

Nesse sentido, existe uma ferramenta valiosa para manter o diferencial competitivo e melhorar a relação com o público-alvo da organização: o marketing de relacionamento.

O marketing de relacionamento abrange um conjunto de estratégias com o objetivo de manter a aproximação com o cliente, apresentar soluções efetivas para as suas necessidades e tornar a comunicação ainda mais eficaz. 

E, para saber mais sobre o marketing de relacionamento e como implementá-lo na sua indústria, que tal continuar lendo esse artigo? Acompanhe!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é o conjunto de ações e estratégias com a finalidade de desenvolver uma relação forte e duradoura com o público-alvo da marca. 

Além disso, suas estratégias estão diretamente voltadas para a satisfação do cliente, fazendo com que ele se torne um verdadeiro ‘’fã’’ dos produtos e serviços ofertados pela marca. 

Diferente do marketing offline, essa ferramenta visa acompanhar toda a jornada de compra do consumidor, desde o primeiro contato até a finalização da venda.

É nesse momento que o cliente passa a confiar na sua marca e defendê-la de olhos fechados. 

Vamos imaginar que a sua indústria produz placas de sinalização. Uma vez que um colega do mesmo ciclo social do seu cliente comenta que precisa comprar esse material, logo ele relaciona a necessidade com a qualidade da sua marca. 

Dessa forma, o consumidor sempre lembrará da sua organização de forma positiva e fará avaliações confiáveis da sua marca!

Como aplicar o marketing de relacionamento na indústria

Agora que o conceito do marketing de relacionamento ficou claro, que tal colocá-lo em prática? Aliás, a tecnologia se tornou uma grande aliada para a indústria, e usar a internet para desempenhar as campanhas de marketing é fundamental. Vamos lá?!

1. Elabore uma base de dados

Para desenvolver boas campanhas de marketing é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo e identificar as suas principais necessidades. 

Uma ótima técnica para direcionar a suas ações de forma mais efetiva é definindo uma persona. Com as informações coletadas do seu público-algo, é possível traçar um perfil com características específicas, com base em dados demográficos. Veja: 

Além disso, procure manter essas características sempre atualizadas, principalmente as que estão relacionadas com os interesses. Dessa forma, as suas campanhas serão sempre bem direcionadas e efetivas. 

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta valiosa para manter o relacionamento com o cliente. A estratégia é responsável por promover um atendimento mais personalizado, efetivo e próximo com o consumidor. Dentre essas ações, podemos citar as principais: 

  • Promoções;
  • Parabenização em datas comemorativas;
  • Ofertas;
  • Convites especiais para eventos;
  • Prestação de serviços (como alpinismo industrial e manutenção, por exemplo);
  • Entre outros.

3. Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são fundamentais para construir um relacionamento em uma indústria. Para isso, promova campanhas que promovam brindes na compra de uma quantidade determinada de produtos. 

Essa é uma ótima estratégia para que o cliente perceba que consumindo a marca, ele não está apenas suprindo as suas necessidades, mas também ganhando um ‘’bônus’’ por isso.

4. Interaja nas redes sociais

As redes sociais são uma das plataformas mais usadas do mundo. Nesse sentido, interagir com os consumidores por meio desses canais deixou de ser uma opção há muito tempo. 

Por isso, compartilhe conteúdos informativos e relevantes, faça comentários em posts, responda aos questionamentos pelo chat e, principalmente, permita que o usuário chegue até você. 

Por fim, a ideia do marketing de relacionamento é que a indústria acompanhe a captação dos clientes, o processo de compra e o pós-venda. Assim, com os clientes já fidelizados, eles passam a confiar na sua marca e divulgá-la no mercado! 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

Wanessa

Redação Jornal Contábil

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