O acréscimo de 25% sobre o benefício é direito das pessoas aposentadas por invalidez e que necessitam de auxílio permanente de terceiros, familiares ou profissionais de saúde em razão de apresentarem quadros de saúde agravados.
O pedido deve ser feito diretamente nas agências da Previdência Social, que agendará perícia médica, idêntica às realizadas para concessão de auxílio-doença, por exemplo, quando então, o perito concluirá se o segurado faz jus ao acréscimo de 25%, também chamado de grande invalidez.
Esse direito é legalmente exclusivo para aposentados por invalidez, porém a JUSTIÇA TEM DECIDIDO FAVORAVELMENTE AOS DEMAIS SEGURADOS, A EXEMPLO DOS APOSENTADOS POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO, POR IDADE, PENSIONISTAS, ETC., que merecem tratamento em pé de igualdade perante a lei e por isso, caso comprovem a real necessidade de serem acompanhadas 24 horas por conta da saúde debilitada, enquadrem-se nos requisitos exigidos legalmente.
Nos casos em que o INSS nega os pedidos, é facultado ao cidadão ingressar com ação judicial específica, cuja decisão pode até determinar os pagamentos das parcelas atrasadas desde a data em que o perito judicial entender que a doença gera a grande invalidez.
A previsão legal está no art. 45 da Lei 8.213/91, os casos em que são cabíveis o incremento financeiro ao benefício deve ser avaliado individualmente, sempre recomendável que seja acompanhado por um advogado especialista.
Os casos mais comuns são por conta de doenças degenerativas, tais como Alzheimer e outras que incapacitam o segurado de realizar as tarefas do diaadia sem ajuda alheia ou que o fazem com grande dificuldade, lembrando que os valores não são de direito do familiar ou cuidador, mas do segurado titular do benefício.
Portanto, segue a dica para aqueles que se necessitam deste acréscimo, pois gera muito mais conforto e aumenta a dignidade das pessoas, que já sofrem tanto por portar doenças graves e ainda tem que suportar despesas que não cabem no bolso.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
View Comments
What's up, every time i used to check blog posts here in the early hours in the break of day, as
i enjoy to gain knowledge of more and more.