Empresas do grupo:

Início » Adicional de 25% na aposentadoria é direito de todos os aposentados?

Adicional de 25% na aposentadoria é direito de todos os aposentados?

por Ricardo
2 minutos ler
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Recentemente foi notícia nos jornais, a decisão judicial que concede a extensão do direito de recebimento de adicional de 25% aos aposentados do INSS, que precisam do auxílio de terceiros para suas atividades pessoais. Para esclarecer melhor sobreo assunto, elaborei este texto com as informações mais relevantes.

O adicional de 25% na aposentadoria, mais conhecido como auxílio acompanhante é um benefício amplamente divulgado por diversos jornais. Contudo a chamada sempre diz respeito ao benefício para os aposentados por invalidez, afinal, o benefício se originou para estes segurados do INSS em especial.

Contudo, será que é possível garantir o benefício no caso de outras aposentadorias pagas pelo INSS? Esse é um tema que apesar de ser amplamente divulgada para os aposentados por invalidez, merece uma explicação para os demais segurados.

O adicional é possível para outras aposentadorias?

Existe uma discussão que corre a alguns anos na Justiça sobre o adicional de 25% valer para outras aposentadorias, como por idade ou por tempo de contribuição.

Vale entender que o adicional de 25% é pago para os aposentados por invalidez que não conseguem exercer as atividades básicas do dia-a-dia, como se alimentar sozinho, tomar banho, etc., dependendo assim permanentemente do acompanhamento de uma outra pessoa.

Contudo, caso o aposentado que receba outra aposentadoria, como a por idade e que se torne invalido necessitando do acompanhamento permanente de outra pessoa não consegue acesso a esse benefício.

Assim, em agosto de 2018 o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu ampliar o direito do adicional para todas as outras aposentadorias. Contudo em dezembro de 2018 a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendesse o processo que tratava sobre o tema, alegando impactos aos cofres da União.

Já no ano de 2019, a primeira turma do STF atendeu o pedido da União, e assim, desde então o adicional de 25% que foi solicitado na justiça para outras aposentadorias aguarda na Justiça uma data final para decisão, o que até os dias de hoje não possui previsão de ser julgado.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More