INSS

Adicional para segurado que necessita de acompanhante

Uma das poucas formas reconhecidas de melhorar o valor da aposentadoria após seu requerimento e concessão se trata do adicional de 25% para o caso do segurado que por motivo de saúde necessitar de acompanhamento permanente.

Essa possibilidade está prevista no art. 45, parágrafo único da lei 8213/1991 em relação aos aposentados por invalidez.

O adicional tem lugar mesmo que o segurado receba aposentadoria em valor próximo ao teto do RGPS, devendo ser demonstrada apenas a necessidade de assistência e acompanhamento permanente do segurado por terceira pessoa.

Esse adicional tem sido concedido administrativamente pelo INSS apenas aos aposentados por invalidez, em razão da previsão do art. 45, parágrafo único da lei 8213/91.

Todavia, isso acabava por gerar uma situação de discriminação entre aposentados em situações de saúde semelhantes e que a única diferença era a modalidade da aposentadoria concedida.

O assunto chegou ao STF para que seja definido se o adicional pode ser estendido aos aposentados do RGPS que necessitem de assistência permanente, independentemente da espécie de aposentadoria (invalidez ou voluntária):

Designed by @chormail / freepik

Tema 1095 – Constitucionalidade da extensão do adicional de 25% (vinte e cinco por cento), previsto no artigo 45 da Lei 8.213/1991, aos segurados do Regime Geral de Previdência Social que comprovarem a invalidez e a necessidade de assistência permanente de outra pessoa, independentemente da espécie de aposentadoria.

O caso está pendente de julgamento pelo STF, mas assim que o tema for decidido avisaremos aqui.

Fonte: Duarte Viana e Polchachi Advocacia

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Adicional de periculosidade: quem tem direito?

Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…

10 minutos ago

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

2 horas ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

9 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

14 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

22 horas ago