Chamadas

Adicional será pago para quem antecipou o auxílio-doença, veja se você tem direito

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está realizando a revisão dos auxílios-doença que foram liberados sem perícia em 2020. Nesse período, as agências tiveram que ser fechadas devido à pandemia, com isso, foi concedida a antecipação do benefício de forma virtual. 

Aqueles que tiveram a solicitação aprovada passaram a receber o valor de R$1.045,00 com a promessa de que a diferença seria paga posteriormente, quando a incapacidade para o trabalho fosse comprovada.

Desta forma, a nova revisão beneficiará os cidadãos que possuem direito de receber um benefício com valor maior que um salário mínimo. Veja a seguir se você tem direito de receber essa diferença.

Revisões do INSS

Em dezembro de 2020, o INSS pagou as diferenças da antecipação dos auxílios-doença que foram concedidos até 31 de outubro. Ao todo, mais de 600 mil segurados tiveram os processos analisados de forma automática, o que gerou o direito aos valores referentes à revisão, de um total de 1,1 milhão de antecipações concedidas.

Em outubro, também foi autorizado o pagamento das diferenças a quase 500 mil segurados que tiveram a antecipação concedida até 2 julho. Agora,  a meta do INSS é revisar cerca de 200 mil auxílios-doença que foram concedidos para quem fez a solicitação pela plataforma MEU INSS. 

Como saber se tenho direito de receber?

O segurado que tiver direito à diferença receberá uma carta do INSS com as informações do recálculo, bem como do total devido. Mas você também pode conferir se o valor do seu benefício foi reajustado e se foi liberado o pagamento do adicional que se trata da diferença do valor recebido.

Para isso, acesse o site MEU INSS com seus dados pessoais. Todas as informações sobre os pagamentos recebidos são encontrados no “Extrato de Pagamento de Benefício do INSS”. Outra opção é entrar em contato com a central de atendimento através do telefone 135.

Mas se o benefício não tiver sido revisado, o segurado pode fazer a solicitação por esse telefone 135 ou acessando a opção “Agendamentos/solicitações” no site do Meu INSS. Depois, siga os passos:

  • clique em “Atualizações para manutenção do benefício e outros serviços”;
  • escolha a opção  “Solicitação de pagamento de benefício não recebido”.

Após a revisão, os beneficiários que possuem direito de receber um valor maior terão a diferença paga em conta corrente, para quem recebe nesta modalidade, direto no caixa do banco ou saque com cartão magnético.

Meu pedido foi negado, e agora?

Para os casos de indeferimento do pedido de revisão de benefício, o segurado deve entrar com um recurso administrativo. Isso é feito junto ao INSS, que irá analisar novamente o pedido. Para fazer essa solicitação, acesse novamente a plataforma Meu INSS.

Mas, caso seja novamente negado, é direito do cidadão recorrer à justiça para resolver a questão. Para isso, é preciso contar com um advogado previdenciário que poderá orientar o segurado quanto à sua situação. Para requerer o pagamento de valores de até 60 salários-mínimos, também é possível recorrer aos juizados especiais federais, não sendo preciso contratar um advogado. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Samara Arruda

Jornalista há 10 anos, já atuou na redação de revistas e jornais locais de MG e na produção de conteúdo para redes sociais. Atualmente, se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

16 horas ago