Seja ela online ou presencial, a admissão de funcionários é uma das mais importantes rotinas de um Departamento Pessoal. Isso porque, a contratação de um novo colaborador envolve muitos processos, documentos, procedimentos, exames e formalidades legais que devem ser seguidos para garantir a segurança dos colaboradores e da organização, além de assegurar que todas as exigências da legislação trabalhista sejam cumpridas, evitando futuros problemas.
No entanto, as rotinas e procedimentos corretos para a admissão de funcionários ainda geram muitas dúvidas nos profissionais iniciantes e nos estudantes de Departamento Pessoal ou Recursos Humanos.
Portanto, hoje você vai entender exatamente o que é uma admissão e como realizar esse processo de forma simples e efetiva.
O que é admissão?
A admissão de funcionários é um processo indispensável nas empresas para formalizar a contratação de um novo colaborador através de uma série de procedimentos e documentações que autorizam legalmente a prestação dos serviços entre pessoa física e pessoa jurídica.
Após solicitar os documentos, consulte o número do PIS e realize o seu cadastro.
Confira 5 documentos que não podem ser exigidos em um processo de admissão.
O exame médico admissional é exigido por lei para os contratados no regime CLT e deve ser feito antes do funcionário iniciar suas atividades na empresa. Agende o exame do futuro colaborador em uma clínica conveniada e envie a data, horário e endereço onde o exame será realizado.
A qualificação cadastral é um procedimento que faz parte do eSocial, cuja função é garantir a credibilidade dos dados no processo de regularização do cadastro profissional no banco de informações da empresa em que ele trabalha.
Faça a consulta da qualificação cadastral no portal do eSocial incluindo nome, data de nascimento, CPF, NIS – PIS, PASEP ou NIT do colaborador.
O quarto passo é realizar o cadastro da admissão no portal eSocial.
As empresas enviam as admissões por meio do evento “S-2200” (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso do Trabalhador).
Após realizar todos esses procedimentos é hora de redigir o contrato de trabalho e disponibilizar ao novo colaborador todos os documentos que devem ser legalmente assinados.
O último passo para a admissão de um novo funcionário é a formalização, ou seja, o seu registro em si. De acordo com o Artigo 41 da CLT, os dados que devem ser registrados (na Ficha ou Livro Registro de Empregado) são:
Quer ampliar o seu conhecimento em processos e práticas de DP? Conheça o treinamento DP NA PRÁTICA e prepare-se já para o mercado de trabalho.
O que você vai aprender:
Entre muitas outras Rotinas e Atividades… Matricule-se agora mesmo!
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…