A disciplina progressiva dos funcionários em sua pequena empresa é uma resposta a má conduta ou outro comportamento que não segue a política da empresa e pode afetar negativamente seus resultados. Por pequenas infrações às suas diretrizes, os funcionários podem receber uma advertência oral e depois por escrito, em um esforço para corrigir o comportamento.
Se isso não tiver o efeito de ajustar as ações de um funcionário na medida em que você delineou durante sua advertência, uma suspensão, que é uma forma mais forte de disciplina, será usada na tentativa de ajudar o funcionário a melhorar. Caso não resolva, a demissão por justa causa poderá se seguir.
Uma advertência é uma orientação para um funcionário consertar um comportamento indesejado e incorreto dentro da empresa. Ela pode vir em duas formas: verbal ou escrita.
Geralmente, a advertência escrita vem após a advertência verbal. Ambas devem ser registradas na ficha do funcionário. Porém, para a escrita, é recomendável uma testemunha também assinar.
A prática atualmente na sequência das advertências é de 1 advertência verbal, 2 a 3 advertências escritas, suspensão, demissão por justa causa. Esta sequência, para ser efetiva e evitar a demissão, depende de uma boa inserção de informações na advertência.
A chave para a disciplina eficaz é registrar detalhes sobre o comportamento que você deseja corrigir. Antes de administrar uma advertência por escrito, registre por escrito os casos de má conduta na ficha do funcionário, incluindo a data, hora, diálogo que ocorreu e quem esteve presente. Se você falar com o funcionário no momento em que o comportamento é exibido, documente detalhes sobre sua discussão, como as expectativas que você verbalizou e o tipo de disciplina que pode ocorrer se a melhoria não for observada.
Não se esqueça de deixar claro qual orientação ou lei o funcionário está desrespeitando ao cometer a falta.
Mantenha suas anotações diárias em um arquivo informal para ser incorporado à sua repreensão formal. Para equilibrar sua objetividade, também registre exemplos de comportamento positivo.
Quando você estiver pronto para criar a advertência por escrito, garanta que tenha decorrido tempo suficiente desde a advertência oral para dar tempo ao funcionário para melhorar. Se uma data de acompanhamento foi definida em sua última reunião, administre a advertência por escrito imediatamente a seguir, se não houver melhora.
No documento da advertência, descreva a má conduta que foi pessoalmente observada por você ou as reclamações recebidas pela gerência, colegas de trabalho ou clientes. Inclua os detalhes de suas anotações para que o funcionário entenda que você está citando instâncias documentadas. Detalhe leis, orientações ou normas que estão sendo desrespeitadas pelo funcionário.
Informe ao funcionário a data e a hora em que você observou comentários rudes direcionados a um cliente e uma descrição precisa do que foi dito.
Mostre o comportamento que era desejado nessas situações e treine novamente o funcionário. Indicar um mentor para o funcionário pode ser recomendável aqui. Detalhe suas expectativas para o funcionário também.
Para cada tipo de má conduta, liste como o funcionário deve se comportar. Por exemplo, explique que, começando imediatamente, o funcionário tratará todos os clientes com respeito, independentemente da situação. Se o funcionário não for capaz de lidar com uma situação de atendimento ao cliente, você deverá ser contatado imediatamente para obter assistência.
Se o trabalhador precisar de treinamento adicional, como aulas de controle da raiva, explique o curso por escrito na reprimenda. Discuta os detalhes com o funcionário durante sua reunião, mas também informe as informações em sua disciplina formal.
As consequências de má conduta futura devem ser claramente explicadas na advertência por escrito. Como o funcionário pode ter sido aconselhado anteriormente pelo mesmo comportamento, a repreensão deve declarar que má conduta futura pode resultar em mais disciplina até, e inclusive, uma demissão por justa causa.
Se o funcionário for demitido posteriormente, a advertência servirá como documentação para proteger a empresa. Crie linhas de assinatura para você e o funcionário, e uma testemunha e assine e date o documento na reunião. A assinatura do funcionário indica recebimento da advertência e consequências futuras, não concordância.
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