Os feriados surgem a partir de leis estaduais e municipais. No caso dos estados, cada um deles pode escolher uma “data-magna”, ou seja, eles não podem criar novos feriados, mas podem escolher a data mais apropriada para um deles.
Já aos Municípios é possível escolher até 4 datas, sendo que uma delas deve ser, necessariamente, a Sexta-Feira Santa
Contudo, muitas pessoas acreditam que a quinta-feira que antecede o Domingo de Páscoa forma mais um feriado prolongado. Todavia, isso não é bem a verdade! A Quinta-feira Santa não é feriado nacional.
Quer entender melhor essa confusão de que a quinta-feira que antecede a Páscoa é feriado nacional? Acompanhe a leitura.
Leia também: Concursos Com Inscrições Abertas Oferecem Mais De 40 Mil Vagas
Talvez seja pelo fato de muitos prefeitos e governadores decretaram ponto facultativo nos órgãos municipais e estaduais neste dia. Dessa forma, proporcionando um feriado prolongado aos servidores públicos.
É comum ouvir reclamações de pessoas que saíram de casa para resolver assuntos burocráticos nesta data e encontraram as repartições públicas fechadas. Afinal, é ou não é feriado?
Existe uma lei federal que define somente a Sexta-feira da Paixão como feriado da Semana Santa e, conforme tradição local, os “dias de guarda” são feriados religiosos. Esses dias são regulamentados por leis específicas e não podem ultrapassar quatro dias ao ano.
Já com a Quinta-Feira Santa, que é uma data móvel, o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa o mesmo não acontece. Esses dias serão feriados apenas se houver determinação por lei municipal ou estadual.
Negativo. Os empregadores não têm obrigação de dispensar os funcionários nesta data. Por isso, quem quiser folgar precisa conversar com seu superior e tentar negociar uma emenda no feriado prolongado, em troca de banco de horas ou compensação nos outros dias da semana.
Positivo! Já na sexta-feira as empresas devem liberar os funcionários do trabalho. Caso haja necessidade, deverão receber um dia de folga posteriormente ou, então, o pagamento em dobro pelo dia trabalhado.
Os cristãos ao redor do mundo celebram a data relembrando os eventos que levaram à morte de Jesus por crucificação e, de acordo com sua fé, sua ressurreição.
A Semana Santa celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e tem 5 dias de significado especial para os cristãos: Domingo de Ramos, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Páscoa.
Leia também: Empresa É Obrigada A Comprar Férias? Conheça As Regras!
Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram a Última Ceia de Jesus Cristo, a última refeição que Ele teve com seus discípulos, e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia.
Antes da Última Ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos e, durante a refeição, Ele se ofereceu como sacrifício da Páscoa, se despediu de seus seguidores e profetizou que um deles o trairia e o entregaria aos soldados romanos. É neste dia que tem início o Tríduo Pascoal, quando se celebra a Missa da Ceia do Senhor. Jesus mandou celebrar o rito da Ceia do Senhor, em sua memória, quando Ele ofereceu aos fiéis o sacrifício pascal.
Após a Última Ceia, os discípulos foram com Jesus ao Monte das Oliveiras, onde ele seria traído por Judas. Neste dia, as igrejas católicas não tocam seus sinos, deixando-os em silêncio até a Páscoa.
Portanto, a Quinta-feira Santa não é feriado nacional. Dessa forma, o empregador não precisa pagar em dobro ou dar um dia de folga para compensar.
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…