Após passarem por um período fechadas (desde 2020) devido a pandemia da Covid-19, as agências do INSS vão retomar seus serviços e começar o agendamento dos segurados.
O atendimento presencial será retomado para os casos em que não poderiam ser oferecidos via internet ou telefone.
Os agendamentos começarão nesta quinta-feira, dia 15, pelo número 135 ou aplicativo Meu INSS.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pelo pagamento das aposentadorias e benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a previdência social.
São mais de 50 milhões de segurados e a Previdência presta seus serviços a 33 milhões de beneficiários.
Com o avanço da vacinação da população contra a Covid-19, os serviços presenciais estão sendo retomados paulatinamente.
Dentre os serviços que serão oferecidos estão a manutenção de pensões vitalícias e entrega de documentos.
Mas é importante frisar que primeiro o segurado precisa realizar este o agendamento prévio e só depois comparecer na agência para ser atendido.
Confira abaixo os serviços que serão oferecidos:
- Atendimento solicitado por idosos e pessoas com necessidades especiais
- Ciência do cidadão à necessidade de inscrição no CadÚnico
- Consignação administrativa
- Contestação de NTEP (nexo técnico epidemiológico)
- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos
- Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços
- Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa
- Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru
- Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida
- Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes
- Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito
- Retificação de CAT
Como fazer o agendamento do INSS?
Para agendar o seu atendimento em qualquer das agências do INSS é só seguir os seguintes passos: Acesse a Página do Meu INSS ( internet ou App); Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo; Clique em “Agendar Novo”; Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”; Compareça na data marcada.
Como agendar pelo telefone?
O segurado pode ligar no número 135, de segunda à sábado, das 7 horas às 22 horas. A ligação é gratuita.
Por: Ana Luzia Rodrigues
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