De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), a estimativa para 2019 era de crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, nesse que é, sem dúvidas, um dos mercados mais promissores e responsáveis por movimentar a economia no Brasil.
Para que empresas desse segmento possam crescer cada vez mais e se destacar no mercado, gerando impactos positivos sobre o PIB, é preciso sempre estar atentas à inovação, seja por meio da tecnologia ou através da inovação de processos, e claro, para o crescente avanço, o empresário nesse setor precisa constantemente pensar na captação de recursos para o agronegócio.
Marcelo Viana, consultor empresarial da T4 Consultoria, esclarece sobre as muitas opções de financiamento de longo prazo para o setor agropecuário que engloba o agronegócio, como é o caso da LCA (Letra de Crédito do Agronegócio). “Atualmente essa fonte de captação de recursos oferece crédito para o setor rural de até 55 milhões, com taxa que varia de 8,5% a 10%”, acrescenta.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a finalidade de facilitar para o empresário do setor, aumentando a oferta de crédito e reduzindo os custos, entre outras medidas para a captação de recursos para o agronegócio, estão: CPR em dólar, Fundo de Aval Fraterno, Patrimônio de Afetação e equalização de juros para cerealistas.
Razões para o empresário focar na captação de recursos para o agronegócio
Expansão – O mercado internacional tem muito interesse na agropecuária brasileira e não é para menos, um dos maiores mercados do mundo, como é o caso dos Estados Unidos e China frequentemente enfrentam problemas alfandegários, o que aumenta a procura por produtos brasileiros. Isso torna fundamental para as empresas do setor rural focar na captação de recursos para o agronegócio para ampliar as suas operações.
Para expandir na produção, é preciso que sejam analisadas quais áreas da empresa precisarão de maior investimento: tecnologia, investimento em máquinas e equipamentos, expansão da empresa em território nacional, etc.
“A partir dessas informações detalhadas no plano de negócios e no projeto de captação de recursos, a empresa poderá começar a pensar em como agir estrategicamente para obter o financiamento de longo prazo e alcançar os seus objetivos”, explica o especialista.
Abertura por parte do Governo – Há muitos programas governamentais, como é o caso já mencionado das linhas de crédito exclusivas para o setor agropecuário, disponibilizadas pelo Ministério da Agricultura.
Concorrência acirrada entre as regiões brasileiras – Regiões que enfrentam problemas com as suas terras como é o caso do Norte e Nordeste do Brasil, têm encontrado apoio por parte de programas de auxílio tecnológico para resolver o problema das terras improdutivas, o que torna a concorrência entre as regiões brasileiras ainda maior. Mas o cenário de ameaças se torna mais uma razão para pensar em como aprimorar o desempenho da produção e processos no negócio.
Como obter financiamento de longo prazo para o setor do Agronegócio
Para que o empresário consiga obter uma linha de crédito para o agronegócio, Viana orienta que é preciso apresentar um projeto de captação de recursos. Depois de devidamente finalizado com todas as informações detalhadas, esse documento é apresentado junto aos agentes financeiros ou bancos públicos.
“As linhas de crédito nesse setor contemplam desde o plantio e aquisição de novas máquinas e equipamentos até os processos que envolvem a comercialização dos produtos. Projetos tecnológicos ligados ao setor, também podem obter financiamento específico dentro do segmento”, explica.
Segundo o consultor, é preciso ter muito cuidado e planejamento no momento da busca por recursos, já que nessa área há uma grande gama de investidores. “É preciso que o negócio tenha bem claro o quanto precisa de investimento, e claro, se após o prazo de carência, conseguirá arcar com o pagamento do investimento”, acrescenta.
Dentre os bancos, um dos mais importantes que oferecem linhas de crédito para o setor do agronegócio é o Banco do Nordeste. Dentre as linhas de crédito disponíveis estão o crédito de curto prazo, crédito de longo prazo e o Agro Inovação, que oferece financiamentos voltados para projetos que visam o avanço tecnológico no setor.
Há também o Banco da Amazônia, que oferece linha voltada para a área rural (BNDES Automático), com prazo de até 12 anos e carência de até 3 anos.
Viana esclarece que para a captação de recursos para o agronegócio é necessário que a empresa esteja equilibrada financeiramente, já que o os bancos públicos e agentes financeiros no geral avaliam se a empresa tem potencial de crescimento e se alcançou um nível de maturidade no mercado:
“Por isso é fundamental que a empresa faça um diagnóstico de todas as suas operações e procure se reestruturar, em caso de quaisquer problemas identificados antes da busca por investimento de longo prazo, para ampliar as suas operações”, conclui.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…