Empresas do grupo:

Início » Ainda é possível retirar o valor do abono PIS/Pasep? Confira

Ainda é possível retirar o valor do abono PIS/Pasep? Confira

por Lucas Machado
2 minutos ler
PIS/pasep

O prazo para realizar o saque do abono PIS/Pasep referente ao ano-base de 2019 se encerrou no último dia 30 de junho. Sendo assim, não é mais possível retirar os valores este ano, todavia, aqueles que se encontram nesta situação ainda poderão resgatar o valor de benefício. Entenda

Conforme o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), e com base na resolução 838, de 2019  o saque do abono salarial pode ser efetuado em até cinco anos após o término do calendário de pagamentos. Desta forma, caso o beneficiário não tenha retirado o valor referente ao Pis/Pasep em 2021, ele poderá sacar pelos próximos 5 anos, conforme o calendário de cada ano.

Vale ressaltar, que o saque só é possível dentro do período estipulado em cada ano, ou seja, os valores do abono são retidos nos bancos até que se estabeleça um novo calendário de resgate. Em geral, a retirada do dinheiro ocorre por volta dos meses de junho e julho. 

pis

Lembrando, que o abono salarial, exige algumas condições para realizar o saque, bem como possuir renda mensal igual ou menor a dois salários, e ter trabalhado de carteira  assinada ao menos 30 dias no ano referente. Além disso, o trabalhador deve ter cadastro há pelo menos 5 anos no PIS/Pasep e possuir dados devidamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Importante: O valor disponível pelo PIS/Pasep, varia conforme o número de meses trabalhados. Desta forma, caso o empregado tenha exercido sua atividade remunerada por 30 dias, ele recebe o mínimo pago pelo benefício, em situações que ele trabalhou todos 12 meses do ano, será disponível o valor total de um salário mínimo.

Cabe salientar, que os valores do abono variam conforme o salário mínimo vigente, o qual sofre uma correção todo ano. Sendo assim, caso o saque seja realizado em 2022, será conforme os moldes do Piso Salarial estipulado na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) neste ano.  

Conteúdo por Lucas Machado

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More