O assunto mais comentado do momento é o saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – #FGTS. Desde que o Governo Federal anunciou que os trabalhadores poderiam fazer o saque dessas contas, muitas dúvidas sobre o assunto surgiram.
O saque ainda não foi liberado pelo Governo Federal e o calendário está previsto para ser divulgado somente no mês de fevereiro. No entanto, algumas instituições financeiras estão avaliando a possibilidade de deixar os valores disponíveis antecipadamente para os correntistas, claro que com uma cobrança de juros.
Na última segunda-feira (16), o Banco Santander fez um comunicado informando sobre a liberação destes valores para seus clientes. Os valores correspondem ao saldo do Fundo de Garantia e estarão liberados em um período de 24 horas para seus clientes interessados. A forma de pagamento da antecipação deste dinheiro será cobrada em uma única parcela, assim que o Governo Federal fizer a liberação. O cliente também pode optar por pagar o empréstimo antecipadamente e assim terá um abatimento nos juros.
A taxa para fazer a antecipação dos valores vai variar entre 2,59 % a 4,59% ao mês. Para ter direito a antecipação, o cliente deverá ter saldo para resgate e dispor de limite pré-aprovado pela instituição. Outros bancos como o Bradesco e Banco do Brasil informaram que ainda estão estudando a possibilidade de antecipar o resgate para os clientes e assim que houver uma definição farão o comunicado a imprensa.
As contas inativas do Fundo de Garantia são aquelas onde o empregado deixou de receber os depósitos do empregador quando houve uma rescisão contratual ou mesmo a extinção do vínculo empregatício.
Anteriormente, somente poderia ser feito o saque dessas contas inativas o empregado que ficasse desempregado por um período de pelo menos três anos sem interrupção. Não é possível fazer o saque de uma conta que esteja ativa, ou seja, que esteja sendo depositada pelo empregador atual.
De acordo com a estimativa do governo, aproximadamente 10,2 milhões de pessoas vão poder fazer o saque destes valores e a maior parte destas contas tem um saldo de menos de um salário mínimo.
Para fazer a consulta do saldo, o trabalhador pode acessar o site da #Caixa ou baixar o aplicativo para tablets e smartphones. O empregado também pode se cadastrar para receber informação via mensagem de celular.
Blasting News
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…