Ainda tem duvidas sobre o FGTS? Entenda o que são as contas inativas e como consultar se você tem direito

O Governo Federal anunciou a liberação para saque das contas inativas do FGTS. Entenda tudo sobre o assunto e como proceder para fazer o saque.

O assunto mais comentado do momento é o saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – #FGTS. Desde que o Governo Federal anunciou que os trabalhadores poderiam fazer o saque dessas contas, muitas dúvidas sobre o assunto surgiram.

O saque ainda não foi liberado pelo Governo Federal e o calendário está previsto para ser divulgado somente no mês de fevereiro. No entanto, algumas instituições financeiras estão avaliando a possibilidade de deixar os valores disponíveis antecipadamente para os correntistas, claro que com uma cobrança de juros.

Na última segunda-feira (16), o Banco Santander fez um comunicado informando sobre a liberação destes valores para seus clientes. Os valores correspondem ao saldo do Fundo de Garantia e estarão liberados em um período de 24 horas para seus clientes interessados. A forma de pagamento da antecipação deste dinheiro será cobrada em uma única parcela, assim que o Governo Federal fizer a liberação. O cliente também pode optar por pagar o empréstimo antecipadamente e assim terá um abatimento nos juros.

A taxa para fazer a antecipação dos valores vai variar entre 2,59 % a 4,59% ao mês. Para ter direito a antecipação, o cliente deverá ter saldo para resgate e dispor de limite pré-aprovado pela instituição. Outros bancos como o Bradesco e Banco do Brasil informaram que ainda estão estudando a possibilidade de antecipar o resgate para os clientes e assim que houver uma definição farão o comunicado a imprensa.

 

As contas inativas do Fundo de Garantia são aquelas onde o empregado deixou de receber os depósitos do empregador quando houve uma rescisão contratual ou mesmo a extinção do vínculo empregatício.

Anteriormente, somente poderia ser feito o saque dessas contas inativas o empregado que ficasse desempregado por um período de pelo menos três anos sem interrupção. Não é possível fazer o saque de uma conta que esteja ativa, ou seja, que esteja sendo depositada pelo empregador atual.

De acordo com a estimativa do governo, aproximadamente 10,2 milhões de pessoas vão poder fazer o saque destes valores e a maior parte destas contas tem um saldo de menos de um salário mínimo.

Para fazer a consulta do saldo, o trabalhador pode acessar o site da #Caixa ou baixar o aplicativo para tablets e smartphones. O empregado também pode se cadastrar para receber informação via mensagem de celular.

Blasting News

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

31 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago