Política

Alckmin assumi MDIC e afirma que reindustrialização é essencial

Nesta quarta-feira (4), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A cerimonia aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Planalto e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Alckmin iniciou seu discurso se comprometendo com a sociedade civil com o setor produtivo, com os trabalhadores da indústria do Comércio e com o setor de serviços.

Alckmin frisou por diversas vezes que a reindustrialização é essencial, porém sem esquecer da sustentabilidade.

Leia Também: Saiba quais serão as primeiras viagens internacionais de Lula como presidente

Reindustrialização

Alckmin frisou em seu discurso que agora é o momento de reconstrução. Ele deixou claro que o governo se esforçará para reindustrializar o Brasil e aperfeiçoar a agroindústria e todo o parque industrial.

O ministro diz que é necessário agregar mais valor e incluir os trabalhadores na economia, porém de acordo com ele isso não será tarefa fácil, porém todo o governo está comprometido com o futuro melhor e mais justo.

Ele fez criticas ao governo anterior, alegando que os quatro últimos anos o país foi governado com descaso e má gestão pública. Novamente Alckmin afirma que o país necessita de uma reindustrialização para atingir um desenvolvimento sustentável e retomar o seu protagonismo.

O ministro afirma que é necessário expandir a participação no produto interno bruto e que as graves mudanças climáticas o pós covid e a guerra na Europa indicam a premência de uma política de reindustrialização.

Leia Também: Fim do diploma para engenheiro, psicólogo e outras 33 profissões

Sustentabilidade

O ministro bateu na tecla da reindustrialização, mas não esquecendo da sustentabilidade, onde ele frisa que é preciso ter consenso para que as industrias não poluam ainda mais o meio ambiente.

As industrias devem se atentar a fatores como a redução da emissão de gases de efeito estufa ao estabelecimento de uma política de apoio a uma economia de Baixo Carbono, priorizando as tecnologias limpas.

Agora é preciso dar início a um processo produtivo eficiente seguro e sustentável, com isso o Brasil será o grande protagonista no processo de descarbonização da economia global.

Porém isso só será possível, através de investimento em inovação, pesquisas e modernas tecnologias. “A reindustrialização é essencial para que possa ser retomado o desenvolvimento sustentável e que essa retomada ocorra sobre prisma o da justiça social”, afirmou.

Alckmin disse que criará uma secretária de economia “verde”, onde o objetivo será a descarbonizarão e bioindústria e ainda afirmou que trabalhará em parceria com a Ministra Marina Silva e que isso será prioridade.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago