De acordo com um comunicado divulgado nesta quarta-feira (17) pela ONU, o período compreendido entre 2023 e 2027 tem grandes chances de se tornar o período mais quente já registrado na história.
Esse aumento de temperatura é atribuído principalmente ao impacto dos gases do efeito estufa e à influência do fenômeno meteorológico El Niño.
A organização ressalta a importância de conscientização sobre esses fatores e suas consequências para o meio ambiente.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que existe uma probabilidade de 98% de que pelo menos um dos próximos cinco anos, bem como o período de cinco anos como um todo, sejam os mais quentes já registrados.
Essa declaração destaca a crescente preocupação com as mudanças climáticas e o aquecimento global.
A OMM ressalta a importância de tomar medidas urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater os impactos negativos das alterações climáticas.
O organismo especializado das Nações Unidas estima que há uma probabilidade de 66% de a temperatura média anual da superfície da Terra exceder em 1,5°C os níveis pré-industriais durante pelo menos um dos próximos cinco anos.
Leia Também: Governo Segue Em Alerta Por Conta Do Período Chuvoso Em Minas Gerais
Os Acordos de Paris sobre o clima (2015) estabeleceram como objetivo limitar o aumento das temperaturas globais neste século abaixo de 2°C na comparação com os níveis pré-industriais de 1850 a 1900, ou a 1,5°C na medida do possível.
Os dados publicados nesta quarta-feira “não significam que vamos superar de forma permanente a barreira de 1,5°C do Acordo de Paris, que se refere a um aquecimento a longo prazo sobre vários anos”, destacou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.
O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, ressaltou que os dados divulgados nesta quarta-feira não indicam uma superação permanente da meta de 1,5°C estabelecida pelos Acordos de Paris sobre o clima de 2015.
Essa meta visa limitar o aumento das temperaturas globais neste século em comparação com os níveis pré-industriais de 1850 a 1900, ou em 2°C, se possível.
A referência ao aquecimento a longo prazo ao longo de vários anos indica que a probabilidade calculada de 66% de exceder 1,5°C é válida para pelo menos um dos próximos cinco anos, mas não indica uma tendência permanente além dessa marca estabelecida pelo Acordo de Paris.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…