Um ambiente de trabalho saudável é essencial para o bem-estar dos funcionários e o sucesso de uma organização. No entanto, infelizmente, não é este cenário que marca grande parte das relações de trabalho. Em muitos casos, o espaço laboral é caracterizado por uma péssima cultura organizacional, na qual comportamentos inadequados, abusivos ou disfuncionais são tolerados ou até mesmo encorajados.
Esta se torna uma grande problemática, na medida que pensamos que o emprego é parte essencial na vida de muitas pessoas. Afinal, a tendência é que uma pessoa passe mais tempo de sua vida diária no ambiente de trabalho, do que fora dele. Portanto, torna-se essencial discutir os aspectos que caracterizam um espaço de trabalho tóxico e nocivo.
Neste âmbito, cabe refletir os impactos profissionais, em termos de evolução e desenvolvimento no trabalho, e os efeitos pessoais que más condições de trabalho podem causar. Em contextos altamente tóxicos, cria-se um espaço danificam a saúde mental dos funcionários, podendo até mesmo ser propício ao adoecimento.
A questão aqui é que a relação entre saúde e trabalho é um assunto sério, logo, é de suma importância saber identificar quando o seu relacionamento com suas atividades salariais estão sendo prejudiciais. A toxicidade pode se manifestar de várias formas, pensando nisso, elaboramos alguns indícios que quando notados, pode ser a hora de ligar o alerta.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…