Chamadas

Alerta! As suas redes sociais podem influenciar na busca do sonhado emprego!

Quase todas as pessoas têm algum perfil em redes sociais atualmente e, muitas vezes, fazem uso dessas ferramentas por horas e com diferentes objetivos. Seja para lazer, falar com amigos, se informar, comentar sobre seus interesses ou, em tantos outros casos, na busca por um emprego. 

Todavia, tão importante quanto sua postura na hora de uma entrevista ou dinâmica em grupo, o uso da internet e o cuidado com as informações publicadas em seu perfil e o que se diz nele podem ser primordiais para conquistar a tão sonhada vaga. Afinal, como deve ser o seu comportamento no mundo virtual?

Acompanhe conosco essa leitura para usar as mídias sociais a seu favor na hora de ser contratado.

As mídias sociais e o perfil do candidato

A influência das redes sociais como LinkedIn, Facebook, Instagram e Tik Tok no mercado de trabalho estão cada dia mais presentes. Pode ser favorável quando bem utilizada e desfavorável quando mal aplicada, podendo fazer toda diferença no momento da seleção.

Para alguns especialistas, a exposição excessiva nas redes sociais pode influenciar de forma negativa uma busca ou recolocação no mercado de trabalho. Uma vez que se torna mais comum as empresas fazerem uso dessa ferramenta no momento de uma contratação.  

Desta forma, é importante lembrar que mesmo as redes sociais tendo um caráter pessoal, no momento que você permite o acesso de outras pessoas as suas publicações, elas deixam de ser só suas.

O importante é saber utilizar de forma útil e vantajosa sem ter que omitir quem realmente você é. Assim, é necessário apenas tomar cuidados com os excessos, tais como: postagens com insatisfação do término do final de semana, exposição com roupas sensuais, uso de bebidas alcoólicas ou de palavras de baixo calão, disseminação de preconceitos, frases sobre odiar acordar cedo ou trabalhar às segundas-feiras, entre outras. 

Afinal, de acordo com o que se é divulgado nas páginas sociais, é possível avaliar comportamentos e esse pode ser o diferencial entre os candidatos na hora da seleção para uma entrevista de emprego.

Leia também:

O que postar em seu perfil público?

Vamos exemplificar com o LinkedIn. Este aplicativo, por exemplo, pode ser útil inclusive para quem já se encontra no mercado de trabalho, uma vez que a pessoa pode fazer atualizações de cursos e treinamentos especiais. 

Essa forma de exposição é bem positiva, pois aumenta as chances de ser visto por outras empresas, que podem se interessar e fazer propostas melhores e mais lucrativas.

É sempre bom e muito importante ter em mente que o recrutador analisa o perfil de um candidato também através das redes sociais, por essa razão é de fundamental importância o uso da verdade nas publicações realizadas em sua rede, principalmente o Linkedin que se trata de uma rede voltada para a vida profissional do indivíduo.

É importante ter sempre em mente que as redes sociais são uma forma de relacionamento. E que estes potencializam a troca de informações, o chamado “networking”, se fazendo presente a todo momento. E a pessoa pode encontrar uma oportunidade de estágio ou até mesmo uma vaga em uma empresa através do seu perfil em redes sociais.

Utilizar as redes sociais ao seu favor pode fazer ganhar pontos enaltecendo suas qualidades. Publicar artigos que você já escreveu e acha relevante, livros relacionados a sua área de formação ou de interesse, comentar participações em cursos, eventos, palestras ou congressos são alguns exemplos do que pode e deve ser postado.

As ferramentas sociais bem utilizadas podem ser um fator positivo, que contribui na sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Algumas dicas do que postar e o que não postar

  • Nada de disseminar ódio ou preconceitos de qualquer tipo;
  • Use o bom senso e reflita bem antes de postar algo;
  • Mantenha seu Linkedin atualizado;
  • Use as redes sociais como uma ferramenta a seu favor. É recomendável evidenciar o conhecimento profissional adquirido, com conteúdos inerentes à sua vivência e jornada pessoal.
Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

1 hora ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

2 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

3 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

5 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

6 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

7 horas ago