Empresas do grupo:

Início » Alistamento feminino em 2025: tire todas as suas dúvidas!

Alistamento feminino em 2025: tire todas as suas dúvidas!

por Wanessa
3 minutos ler

Em 2025, com o alistamento militar feminino, as mulheres vão poder se alistar voluntariamente para servir as Forças Armadas, reunimos as principais informações para você entender como isso funcionará e se informar sobre o que mudará no serviço militar.

Será a primeira vez na história que mulheres vão poder se alistar para servir as Forças Armadas na patente de soldado ou marinheiros-recruta. O serviço militar inicial até o momento só permite de homens.

Serão milhares de vagas espalhadas por todo o Brasil, as oportunidades serão na Marinha, Exército e Aeronáutica.

Quantas serão as vagas?

Serão 1.500 vagas distribuídas nas três forças. O alistamento acontecerá entre 1º de janeiro a 30 de junho de 2025, podendo acontecer presencialmente nas Juntas de Serviço Militar mais próxima da sua residência ou pelo Site de Alistamento Online.

Quem poderá se alistar?

O alistamento acontece em 2025, mas o serviço começa em 2026, só poderão se alistar mulheres nascidas em 2007. Confira abaixo a explicação oficial do Exército:

“A partir de 2025, mulheres que completam 18 anos poderão se alistar voluntariamente nas Forças Armadas do Brasil para prestar o Serviço Militar Inicial Feminino em alguma organização militar da Marinha, Exército ou Aeronáutica. Esse alistamento é exclusivo para as jovens nascidas em 2007, que residem nos municípios listados no Plano Geral de Convocação, que será publicado até 30 de novembro de 2024, no Diário Oficial da União”.

Quais são os benefícios?

  • Como remuneração (menor que um salário mínimo);
  • auxílio-alimentação (alimentação no quartel);
  • licença maternidade; e 
  • contagem de tempo para aposentadoria.

Vale a pena?

Assim como os homens, as mulheres vão poder servir por até 8 anos, caso consigam o engajamento no primeiro ano de serviço (o que não é garantido). O serviço militar inicial, geralmente, paga menos de um salário mínimo e o trabalho é bastante exaustivo, é preciso avaliar.

Ainda não temos informações se o efetivo feminino terá acesso a cursos como o Curso de Formação de Cabos ou o Curso de Formação de Sargentos Temporários (CFST), esses curso ajudam a garantir uma remuneração melhor durante o serviço.

Em caso de engajamento, os 8 anos são garantidos?

Não, todos os anos a sua relevância naquela Organização militar será avaliada e, se for viável, você terá seu contrato renovado por 12 meses, pelo período máximo de 8 anos.

Portanto, serão 8 anos no máximo, seu contrato precisa ser renovado todo ano, porém, o mais difícil é conseguir o primeiro engajamento no ano de recruta, após isso você já estará habituada ao serviço militar e as chances de engajar são maiores.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More