Fique Sabendo

Alta de 73% número de brasileiros com conta exclusivamente digital

A pandemia acelerou a digitalização dos serviços e de diversas atividades. Com isso, os bancos digitais ganharam espaço na vida dos brasileiros: 42% já são clientes de alguma fintech, mostrou uma pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com a TecBan. “Os bancos digitais que já estavam preparados para atender com qualidade pelo celular, sem a interação presencial com o cliente, se destacaram e atraíram um público ainda maior com a pandemia”, explica o diretor financeiro do Popibank, Marcelo Pereira.

Um outro estudo, o Global Digital Banking Index 2021, mostrou que os brasileiros são o povo com maior índice de contas bancárias exclusivamente digitais. Segundo o levantamento, o número de pessoas com conta deste formato saltou de 25,4% em 2018 para 44% em 2020, um crescimento de 73%.

O levantamento, que ouviu 47 mil pessoas em 28 países, mostrou que o brasileiro utiliza mais o smartphone do que a média global. “E essa quantidade de uso não acontece apenas nas redes sociais, mas em outros setores e serviços ofertados diretamente pelo celular, que oferecem uma experiência rápida, segura e eficiente”, avalia Pereira.

O motivo do sucesso das fintechs, afirma Pereira, é a simplicidade, praticidade e objetividade para resolver questões bancárias e financeiras pelos apps. “E esse crescimento trouxe benefícios para os clientes. A grande concorrência faz com que as empresas ofereçam várias vantagens para atrair usuários”, diz.

Confiança

De acordo com o levantamento Global Digital Banking Index 2021, a segurança, que sempre foi um ponto que causava temor nos usuários de serviços online, já não é mais uma ‘pedra no sapato’ dos clientes dos bancos digitais. Entre os brasileiros, 78% declararam confiança para compartilhar dados com as instituições.

Entre os que não utilizam os bancos digitais, 47% afirmam estar felizes com a instituição atual e 42% dizem não estar familiarizados com os serviços financeiros completamente digitais. “Ainda há uma parcela da população que não confia em realizar transações ou tomar decisões pelo celular, mas com a tecnologia avançando cada vez mais e facilitando processos, acredito que em breve a maioria da população terá contas exclusivamente digitais”, pontua o diretor financeiro do Popibank.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

31 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago