São muitos os motivos que levam a alteração ou fechamento de uma empresa. Muitos casos têm resolução mais simples e prática do que se imagina.
Fechar uma empresa pode parecer ainda mais complicado que o processo de constituir uma, pois encerrar uma organização não é apenas solicitar sua baixa – é necessário desde um encerramento prático, até a etapa de legalização burocrática.
Dito isso, vamos compreender neste artigo quais os principais motivos de alteração e encerramento de uma empresa, e qual é o passo a passo para realizar esses processos da maneira mais simples possível. Afinal, sabemos o quão desconfortável pode ser tratar deste assunto.
Alteração Contratual de uma empresa
O mercado, o mundo e as organizações, estão em constante transformação e expostas à variações extremas dia após dia. Por consequência, realizar a atualização de dados cadastrais faz parte do dia a dia dos empresários e empresas.
O que é uma Alteração Contratual?
Compreende-se que Alteração Contratual é simplesmente a realização de algumas alterações no contrato social.
Os motivos para uma alteração contratual são vários. Estes podem ser:
- Mudança de capital (aumento ou diminuição);
- Alteração de sociedade (entrada ou saída de sócio);
- Transformação do tipo jurídico (MEI, EI, LTDA ou EIRELI);
- Alteração na atividade operacional da empresa;
- Outros.
Procedimento de Alteração
O processo de alteração contratual é variante de acordo com o município e estado. Contudo, as etapas básicas consistem em ter as informações claras do processo e fazer o cadastro nos órgãos responsáveis (Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura etc.).
Encerramento de Empresas
As causas que podem provocar o encerramento de um negócio são variadas. Para evitar que isto ocorra, é necessário que os sócios e colaboradores tomem medidas preventivas desde a abertura ou transferência do empreendimento.
As razões podem ser problemas na gestão, uma crise no setor de atividade da empresa, e até problemas pessoais com os donos ou sócios da organização.
Podem ocorrer problemas que afetam diretamente o ativo do empreendimento, como: falta de capital de giro, falta de controle de custos ou alterações na conjuntura econômica. Outra possibilidade é de que ocorram situações relacionadas ao próprio empreendedor, como dificuldades pessoais ou falta de experiência empresarial.
Ainda, existem as causas que se relacionam ao ambiente ao qual o empreendimento está inserido, assim como as causas administrativas, como: falta de planejamento, orientação ou formação especializada.
Compreendendo alguns dos motivos pelos quais podem acontecer o fechamento de um negócio, vamos seguir para o entendimento prático e burocrático do processo!
Como encerrar uma empresa?
1º Encerramento prático e débitos previdenciários
Além do encerramento prático como encerrar estoque de produtos e ativos, demitir funcionários, e rescindir homologações, é necessário verificar se há débitos previdenciários em registro da empresa.
Para isso, o primeiro passo é solicitar a Certidão Negativa de Débito no site da Previdência Social.
2º Distrato Social
O segundo passo é a elaboração do Distrato Social.
No encerramento de empresas, o Distrato Social é a documentação que reúne informações como a divisão de bens entre os sócios e a razão pelo qual a sociedade foi desfeita.
Caso haja discordância entre os sócios, será necessário solicitar um advogado ou contador da empresa para mediação e soluções que tenham boas relações de custo-benefício.
3º CRF e FGTS
O quarto passo consiste em: Independente se a empresa tem funcionários registrados, para o encerramento das ações é necessário emitir o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Caso existam valores vinculados ao FGTS para recolhimento, estes deverão ser quitados junto à CEF (Caixa Econômica Federal). Não havendo registro de pendências, a empresa poderá obter o certificado.
4º Tributos Federais
Para regularização no Governo Federal, o empreendimento precisa emitir a Certidão de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, emitida pela Receita Federal.
5º Arquivamento na Junta Comercial
Para normalizar o encerramento, deverão ser protocolados os pedidos de arquivamento de atos de extinção da empresa ou empresário.
Caso o órgão seja conveniado à Receita Federal, será possível já realizar o próximo passo ali mesmo.
6º Como faço para cancelar o CNPJ?
O passo final para o encerramento da empresa: a baixa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, CNPJ. Este procedimento poderá ser feito pelo próprio site da Receita Federal ou em algum órgão conveniado.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.
O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Integra Vale