Negócios

Ambiente de trabalho tóxico afeta a saúde mental: Evite esse problema na sua empresa

É fato que todo trabalho têm algum nível de estresse. No entanto, quando acarreta cansaço, sentimentos depressivos, insônia, problemas de pele e cardiovasculares, estes podem ser sinais de um ambiente profissional tóxico.

E, quando isso acontece, há prejuízos globais, que se refletem nas relações interpessoais e têm repercussões na vida cotidiana, mesmo fora do trabalho. “Além da piora da saúde mental e relacionamentos mais tensos, não é incomum que os trabalhadores em ambientes tóxicos também recorram a drogas ou álcool para lidar com o problema”, alerta Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT.

“Para driblar os problemas, a empresa deve incentivar um espaço mais positivo e saudável para seus colaboradores, onde exista maior cooperação e cuidados com a saúde mental”, diz Colombini.

Veja, a seguir, dicas do psicólogo para gestores de equipes e líderes empresariais:

1) Cultive a transparência:

É importante que os conflitos rotineiros sejam expostos, principalmente em um espaço seguro onde as pessoas possam falar sem medo de represálias. “Um ambiente de equipe saudável permite que os colaboradores discutam erros sem constrangimento”, diz Colombini. “Nesse sentido, vale incentivar atividades que promovam a formação de vínculos entre a equipe, como bate-papos e happy hours, para que os colaboradores possam se conhecer em um ambiente descontraído, sem a pressão do trabalho”, completa.

2) Incentive o equilíbrio entre vida profissional e pessoal:

Quando as pessoas atingem seu limite, isso traz prejuízos à sua segurança psicológica. “Para combater práticas abusivas, uma boa estratégia é as empresas contarem com acompanhamento psicológico, a fim de ajudar os trabalhadores a lidar com a pressão do dia a dia”, aconselha Colombini. “Com atitudes como esta, os colaboradores vão sentir que estão trabalhando para uma empresa que prioriza seu bem-estar”, completa.

3) Pratique o acolhimento:

É importante que as empresas se certifiquem de atender às necessidades de seus trabalhadores, com as práticas de dar e receber feedbacks contínuos (sem punição e hostildade), além de promover a escuta ativa e o acolhimento. “Não existe uma única forma de criar segurança psicológica no ambiente de trabalho, e as organizações, com a ajuda do setor de Recursos Humanos, programas de saúde mental e gestão de pessoas, podem eliminar a cultura tóxica”, diz o especialista.

Por Filipe Colombini, psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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