O rombo no orçamento da Varejista Conhecida como Lojas Americanas tem sido um dos assuntos mais comentados dos últimos dias, a dúvida que paira sobre a cabeça de muitos é sobre os direitos trabalhistas dos funcionários desta empresa.
A Americanas tem uma dívida de mais de 43 bilhões de reais e se encontra em situação de recuperação judicial, com isso, o questionamento feito por muitos é sobre o futuro dos funcionários desta empresa.
São mais de 40 mil trabalhadores que integram o quadro de funcionários da varejista, deputados estão acompanhando o caso, com a finalidade de garantir o direito desses trabalhadores.
Com a investigação de contadores, dívida bilionária e muitas polêmicas envolvidas, o caso das americanas está tendo uma grande repercussão na mídia. Afinal, uma empresa grande, conhecida por patrocinar programas de Televisão e passar uma imagem de sucesso, assumiu um rombo financeiro gigantesco.
A empresa estava pegando empréstimos com bancos para pagar fornecedores e, depois, pagava os bancos com os juros. Entretanto, ao invés de registrar a sua dívida real, o valor declarado pela empresa no balanço era a dívida com os fornecedores (sem os juros).
Após anos realizando esse ato criminoso, o rombo de 43 bilhões foi declarado pelas Americanas neste começo de 2023. Entre diversas polêmicas, as dúvidas são a respeito do futuro dos trabalhadores dessa empresa
Leia também: Lojas Americanas e o descaso para com a Governança Corporativa
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP), se reuniu com dirigentes sindicais e representantes das empresas americanas e citou uma intensa negociação nos próximos dias.
“Participou (da reunião) uma pessoa que é responsável pelas relações sindicais da Americanas e nos tranquilizou que, até o momento, não foi feita nenhuma demissão. Os salários estão sendo pagos em dia, também os recolhimentos do Fundo de Garantia. Às pessoas que tinham férias previstas estão tirando e recebendo os seus direitos, ou um terço. O que nos preocupa é daqui para a frente”, declarou Carlos Motta.
Portanto, até o momento, nenhuma demissão foi realizada e todos os direitos trabalhistas estão sendo pagos, mas como citado acima, o preocupante é o futuro destes trabalhadores.
Leia também: Como a crise na Americanas afeta as pequenas empresas?
Motta declarou que tentará apresentar um projeto de lei para aperfeiçoamento da participação dos sindicatos (que representam os trabalhadores) nos processos de recuperação judicial.
Além disso, o parlamentar acompanhará a investida de bancos credores contra os principais investidores da Americanas e deverá se reunir com o ministro do Trabalho.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…