Chamadas

Americanas: funcionários receberão direitos trabalhistas?

O rombo no orçamento da Varejista Conhecida como Lojas Americanas tem sido um dos assuntos mais comentados dos últimos dias, a dúvida que paira sobre a cabeça de muitos é sobre os direitos trabalhistas dos funcionários desta empresa.

A Americanas tem uma dívida de mais de 43 bilhões de reais e se encontra em situação de recuperação judicial, com isso, o questionamento feito por muitos é sobre o futuro dos funcionários desta empresa.

São mais de 40 mil trabalhadores que integram o quadro de funcionários da varejista, deputados estão acompanhando o caso, com a finalidade de garantir o direito desses trabalhadores.

O rombo

Com a investigação de contadores, dívida bilionária e muitas polêmicas envolvidas, o caso das americanas está tendo  uma grande repercussão na mídia. Afinal, uma empresa grande, conhecida por patrocinar programas de Televisão e passar uma imagem de sucesso, assumiu um rombo financeiro gigantesco.

A empresa estava pegando empréstimos com bancos para pagar fornecedores e, depois, pagava os bancos com os juros. Entretanto, ao invés de registrar a sua dívida real, o valor declarado pela empresa no balanço era a dívida com os fornecedores (sem os juros).

Após anos realizando esse ato criminoso, o rombo de 43 bilhões foi declarado pelas Americanas neste começo de 2023. Entre diversas polêmicas, as dúvidas são a respeito do futuro dos trabalhadores dessa empresa

Leia também: Lojas Americanas e o descaso para com a Governança Corporativa

Os funcionários das lojas americanas receberão seus direitos trabalhistas?

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP), se reuniu com dirigentes sindicais e representantes das empresas americanas e citou uma intensa negociação nos próximos dias. 

“Participou (da reunião) uma pessoa que é responsável pelas relações sindicais da Americanas e nos tranquilizou que, até o momento, não foi feita nenhuma demissão. Os salários estão sendo pagos em dia, também os recolhimentos do Fundo de Garantia. Às pessoas que tinham férias previstas estão tirando e recebendo os seus direitos, ou um terço. O que nos preocupa é daqui para a frente”, declarou Carlos Motta.

Portanto, até o momento, nenhuma demissão foi realizada e todos os direitos trabalhistas estão sendo pagos, mas como citado acima, o preocupante é o futuro destes trabalhadores.

Leia também: Como a crise na Americanas afeta as pequenas empresas?

Medidas paro o futuro

Motta declarou que tentará apresentar um projeto de lei para aperfeiçoamento da participação dos sindicatos (que representam os trabalhadores) nos processos de recuperação judicial.

Além disso, o parlamentar acompanhará a investida de bancos credores contra os principais investidores da Americanas e deverá se reunir com o ministro do Trabalho.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago