Finanças Pessoais

Analise as opções de crédito com cuidado e escape da inadimplência

Vi uma notícia que me deixou preocupado: a quantidade de brasileiros endividados bateu um novo recorde em abril: 77,7% terminaram o mês com alguma dívida – o maior índice desde 2010, conforme aponta a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor).

Ao contratar um empréstimo, ele precisa servantajoso para quem está comprando a dívida. Então, o melhor tipo é relativo conforme a necessidade de cada um. Mas, em geral, quando se chega ao ponto de precisar de crédito, a situação é bem específica.

O ideal é se planejar. Se você pensa em reformar sua casa, sugiro, por exemplo, planejar os custos e gastos, pensar em um percentual para eventualidades, e então, solicitar um empréstimo e trabalhar com o valor que tiver na mão naquele momento. Tomar valores quando já se tem um débito abala emocionalmente as pessoas, e na ânsia de sanar a dívida, pode não ser feito o melhor negócio, como ficar com parcelas a perder de vista e taxas de juros rolando.

Embora os bancos costumem ser uma fonte burocrática, ainda é a instituição mais procurada quando se fala em empréstimo financeiro. Contudo, existem outras formas, mais fáceis e vantajosas para obter crédito. Uma modalidade que vem crescendo, e muitos consumidores ainda não conhecem, é baseada no limite do cartão, com percentuais menores, sem entraves e com alto índice de aprovação. Basta ter limite disponível, ser o titular do cartãonão ter contestado compras que, de fato, eram suas (chargeback).

O ideal ao solicitar um empréstimo é pesquisar sobre a reputação do local, seja no Google, seja no ReclameAqui, além de checar o CNPJ da contratada e tirar todas as dúvidas com o consultor que está fazendo a oferta dos valores. Vale ainda ficar atento a um golpe bastante comum: operadoras que pedem uma antecipação de pagamento ao cliente para liberar o empréstimo. Ora, se o consumidor está negativado, não faz sentido ele ter que pagar antecipadamente nenhuma parcela.

Planejamento é a palavra de ordem. Veja o quanto você está solicitando, em quantas prestações irá pagar e analise se a parcela cabe no seu orçamento. Se possível, não renegocie a dívida, as taxas vão se acumulando. Cuidado com as ciladas e bolas de neve. O momento em que nos encontramos endividados é sempre delicado e estamos fragilizados, ficando mais suscetíveis a golpes. Não caia nessa!

Por Hamilton Ribas, CEO da Limite na Hora

A Limite na Hora é uma empresa de empréstimos pessoais fundada em maio de 2021.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago