Chamadas

Antecipação de Recebíveis: Saiba quando recorrer à essa opção e como usar

Qual empresário em início de operação não se viu com as “calças curtas” porque o capital de giro era pouco? Ou então, que empreendedor não precisou recorrer ou cogitou um empréstimo para honrar as contas do mês de seu negócio? Pois se você se enxergou em algum desses cenários em algum momento, saiba que a antecipação de recebíveis é uma possibilidade bem vantajosa para as empresas. 

Quer entender o porquê? Então, acompanhe a seguir e saiba se essa é uma realidade para o seu negócio!

A antecipação de recebíveis é como receber um valor que já era da sua empresa de maneira mais rápida, antes do prazo acordado com o cliente final.

Mas como funciona? Pois veja na sequência.

Quando falamos de um estabelecimento comercial ou uma atividade empresarial, há várias formas de vender e receber o pagamento, seja ela à vista, parcelado com alguma administradora de cartões ou duplicatas, por exemplo.

Portanto, os casos em que o valor não é recebido imediatamente se enquadram na antecipação de recebíveis.

Veja um exemplo: sua empresa precisa repor o estoque, mas o acordo fechado com a administradora de cartões determina que o valor pago pelo cliente final será creditado ao seu negócio em um prazo de 45 dias.

Se o capital de giro de sua empresa não permite a reposição do estoque, então, a antecipação é uma prática possível para garantir a operação do negócio com o mínimo de prejuízo.

Qual a diferença entre antecipação e empréstimo?

Considerando o que foi exposto sobre a antecipação de recebíveis, perceba que o empréstimo não é um sinônimo daquela transação.

Afinal, qual a diferença entre antecipação e empréstimo?

Como o próprio nome sugere, o empréstimo é um valor ‘emprestado’ por instituição financeira sem que exista garantia de que a quantia será recebida.

Por outro lado, a antecipação de recebíveis é uma modalidade praticada com base no que o empresário comprova que irá receber (ou seja, tem base em vendas já concretizadas e em valor a ser recebido).

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

Em virtude da diferença entre a antecipação e o empréstimo, confira as vantagens da antecipação:

  • Rapidez no recebimento de recursos: a instituição financeira faz a análise de risco do seu negócio e a antecipação acaba entrando no Fluxo de Caixa do seu negócio em menos tempo.
  • Taxas e juros reduzidos: como a análise da instituição financeira é feita com base no que já foi concretizado de vendas, a transação acaba tendo um risco menor para quem provê a antecipação de recebíveis. Com isso, as taxas e juros praticados são menores do que as cobranças feitas para empréstimos.
  • Risco reduzido: a antecipação representa uma transação de menor risco para ambas as partes, financeira e empresa, pois leva em consideração as vendas já concretizadas pelo negócio.
Antecipação de Recebíveis

Quando recorrer à antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma opção interessante para empresas em que há valores a serem recebidos (vendas já realizadas), mas que estão com capital de giro insuficiente para manter em dia as obrigações diárias, a operação em si.

Além disso, é importante avaliar as taxas e juros cobrados por instituições financeiras tanto para empréstimos quanto para antecipação de recebíveis.

A alternativa mais interessante é aquele com menor impacto possível na operação do negócio.

Como fazer e como usar a antecipação de recebíveis?

Para fazer a antecipação de recebíveis, acione a Conexão Financeira para verificação do seu cenário e receba a melhor proposta para manter a saúde financeira do seu negócio.

Será feita a análise de risco de crédito de sua empresa, isto é, qual o risco de você não quitar a dívida, e uma oferta exclusiva para a sua necessidade será encaminhada.

Utilize o valor para manter a saúde financeira de seu negócio, gerenciando a melhor forma de usar os recursos, seja para reposição de estoque, manutenção da operação, entre outros cenários que fazem parte do Fluxo de Caixa.

Conclusão

A antecipação de recebíveis e o empréstimo são duas opções que visam auxiliar os empresários a manterem a operação de um negócio, mas apresentam taxas, juros e nível de risco diferentes entre si. 

Enquanto no empréstimo não há garantia para a instituição financeira de que a dívida será quitada, o que eleva as taxas e juros, na antecipação de recebíveis, as chances de findar a dívida são maiores, pois o gestor do negócio apresenta a comprovação das vendas concretizadas e os prazos para recebimento dos valores.

Percebeu como a antecipação de recebíveis é uma opção interessante para alguns cenários de operação de uma empresa?

Dica do Jornal Contábil: Dê fim às taxas bancárias e não perca mais uma manhã inteira nas filas de um banco, CLIQUE AQUI para conhecer o C6 Bank.

Fonte: Conexão Financeira

Wesley Carrijo

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

46 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago