Existe uma dúvida por parte dos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Eles querem saber se o governo federal vai antecipar o pagamento do 13º salário, como vinha acontecendo desde 2020.
O governo do então presidente Jair Bolsonaro estava antecipando o pagamento do abono natalino para aposentados e pensionistas, entre os meses de abril e maio. A liberação se deu devido a um decreto assinado pelo ex-presidente Bolsonaro.
No mês de julho de 2020, Jair Bolsonaro editou um decreto alterando as regras de pagamento do 13º do INSS.
Sendo assim, desde 2020, a primeira parcela do 13º estava sendo paga no mês de abril e a segunda parcela em maio. Com isso, a antecipação se tornou automática, sem a necessidade de um decreto presidencial.
No auge da pandemia da Covid-19, o pagamento foi realizado em maio e julho, com a justificativa de que era preciso injetar dinheiro na economia.
No ano passado, o pagamento do 13º salário para os segurados do INSS teve sua primeira parcela paga entre 25 de abril e 6 de maio, e a segunda parcela entre 25 de maio e 7 de junho.
Até o momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não decidiu se haverá uma antecipação do abono natalino para aposentados.
Antecipar o 13º salário não muda em nada o Orçamento da União. Isso porque o benefício já está previsto na folha de pagamento.
Tem direito a esta parcela extra dos benefícios do INSS aqueles que recebem:
O 13º salário é pago em duas parcelas, como acontece com os trabalhadores que atuam com carteira assinada.
A primeira parcela corresponde a 50% do valor do benefício, sem descontos, e é depositada junto com a renda referente ao mês do beneficiário. Já a segunda parcela do benefício será liberada até dois meses depois com os devidos descontos.
O pagamento será realizado seguindo o número final do Número de Identificação Social (NIS).
Pelo que já está planejado pelo o INSS, a primeira parcela do INSS será paga a partir de 25 de agosto e a segunda parcela em 24 de novembro.
Leia Também: Atenção Trabalhadores! Abono De R$ 1.302 Será Pago Em 3 DIAS
Primeira parcela de quem ganha até um salário mínimo:
Primeira parcela de quem ganha mais de um salário:
Finais 1 e 6 – 1º de setembro;
Segunda parcela para quem ganha até um salário mínimo:
Segunda parcela para quem ganha mais de um salário:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…