A antecipação do 13° salário Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já devia ter começado. Primeiro programado para fevereiro e março, depois adiado para abril. O governo havia alegado a não antecipação estava ligada ao fato da não aprovação do Orçamento 2021. No entanto, o Orçamento foi aprovado e o governo ainda não revelou se realmente irá liberar o 13° salário do INSS no mês que vem.
Agora, o motivo para não ser programada a antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas, parece estar na Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece os Orçamentos da União passou pelo Congresso, mas não foi sancionada pelo presidente, o que impede, na prática, a liberação dos recursos.
Os aposentados e pensionistas do INSS terão o pagamento do 13° antecipado, isso porque, a medida faz parte das ações adotadas pelo Governo Federal para tentar minimizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19.
Caso seja confirmado a liberação da antecipação do 13° salário do INSS para o mês que vem, a primeira parcela, será paga a partir do dia 25 de abril e a segunda parcela a partir do final de maio.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil