Foi aprovado nesta terça-feira (23) pela a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) uma nova redução nos valores da tabela do piso mínimo de frete. A atualização foi motivada pela queda no preço do diesel nas bombas e publicada por meio da Portaria SUROC n° 11/23.
Quarta redução dos valores da tabela do piso mínimo de frete em 2023
Só este ano é a quarta redução dos valores da tabela do piso mínimo de frete. Em abril e maio houve por meio da Petrobras a redução do preço do diesel para as distribuidoras. As duas reduções acumularam juntas mais de 20% de queda.
A ANP(Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) fez um levantamento onde apontou que entre 14 e 20 de maio, o preço médio do Diesel S10 para o consumidor ficou em R$ 5,46 por litro. Resultando em uma variação negativa desse combustível de 5,70%.
A atualização da tabela do piso mínimo do frete é feita sempre que o gatilho de 5%, previsto em lei, é disparado pela redução ou aumento do preço do diesel para o consumidor. Neste caso, foi detectada retração de 5,70%, com isso, o gatilho foi acionado e o preço do frete caiu novamente. É a quarta redução de 2023 e em menos de seis meses.
![Imagem Por Virrage Images / shutterstock / freepik](https://app.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2022/03/posto-de-combustivel.jpg)
Leia Também: Federação Espanhola Anula Cartão Vermelho Recebido Por Vinicius Júnior
De quanto foi a redução nos valores da tabela do piso mínimo de frete?
Tabela A – transporte rodoviário de carga de lotação: – 2,34%
Tabela B – veículo automotor de cargas: -2,66%
Tabela C – transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: -2,86%
Tabela D – veículo de cargas de alto desempenho: -3,21%
A ANTT ainda não publicou a tabela com os novos valores. Assim que tivermos mais informações, atualizaremos essa matéria e nossa calculadora de frete.