Imagem por @freepik / freepik
O mercado de streaming de televisão mudou depois que a Netflix lançou seu plano de anúncios no ano passado e já causou um impacto significativo no mercado brasileiro, especialmente com seu novo preço mais baixo. Em escala global, a pesquisa da Integral Ad Science (IAS) mostra que quase dois terços dos consumidores preferem CTV a outras formas de consumir conteúdo. Nos Estados Unidos, 73% dos consumidores estão dispostos a ver anúncios em troca de conteúdo de streaming gratuito, mostrando uma tendência que provavelmente será observada no Brasil.
No Industry Pulse Report publicado pela IAS no mês passado, 81% dos especialistas em mídia preveem que o streaming de vídeo apoiado por anúncios crescerá em popularidade entre os consumidores. Esse dado aponta para uma expansão global dos planos de streaming com opção ad-supported, pois reduz o custo final para o consumidor e conecta as plataformas com outras marcas reconhecidas no mercado.
Leia também: Governo Lula quer Criar Serviço de Streaming Grátis
Quem assiste TV regularmente já está acostumado com os intervalos comerciais. Com a popularização do streaming, a forma como assistimos à televisão se transformou e o binge-watching, nome inglês para assistir uma série em sequência, tornou-se uma das formas mais populares de consumir conteúdo.
Porém, com uma grande variedade de serviços de streaming disponíveis, o custo final para o consumidor pode ultrapassar centenas de reais, já que os preços variam entre R$ 14 e R$ 40 cada, por mês. Com isso, as pessoas acabam optando por um ou dois serviços, dependendo do conteúdo que mais desejam consumir. Para priorizar as plataformas de streaming, as assinaturas de TV a cabo tendem a ser a primeira coisa a ser cancelada pelos usuários.
Para reverter a pirataria de conteúdo e atrair novos consumidores, a tendência é popularizar planos mais baratos, mas com anúncios no conteúdo. Com essa estratégia, a CTV pode se tornar o padrão de consumo de conteúdo.
Leia também: Veja os filmes que serão lançados pela Netflix em 2023
Um dos principais motivos para a adoção dos anúncios foi aumentar as vendas ao segmentar conteúdo relacionado, pois mais marcas podem ter seus produtos diretamente associados ao que o usuário está consumindo. De acordo com o guia IAS, 24 bilhões de dólares serão gastos em anúncios de CTV nos Estados Unidos até 2024.
Mas apenas colocar um anúncio com grande audiência não é garantia de bons resultados, pois o sucesso de uma campanha é melhor alcançado se o que está sendo exibido estiver alinhado com o anúncio. Dessa forma, a pesquisa com usuários confirma que 42% dos usuários de CTV provavelmente ou muito provavelmente verão um anúncio até o final se os anúncios forem contextualmente relevantes.
A adoção de anúncios em plataformas de streaming já é uma realidade e o mercado brasileiro começa a se movimentar para esse setor com grandes investimentos. Esta é uma nova oportunidade para as marcas conectarem seu produto com conteúdos mais alinhados com seu público-alvo.
Por Marcia Byrne, Managing Director para a América Latina na Integral Ad Science
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…