Foi aprovada pela Câmara dos Deputados, ontem (25), a medida provisória (MP) que substitui o programa de distribuição de renda Bolsa Família pelo Auxílio Brasil. Este programa é um dos principais carros-chefe do Governo Jair Bolsonaro, já visando as eleições do ano que vem.
Os critérios para recebimento do benefício foram alterados e incentivos ligados ao esporte, desempenho no estudo e inserção produtiva foram incluídos pela medida. Contudo, ainda há perguntas sem respostas.
Foram votados também seis destaques, mas só um deles, de autoria do PSDB, foi acatado pelo plenário e alterou o texto-base: a emenda que inclui na lei o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), um registro público eletrônico de informações socioeconômicas das famílias de baixa renda, e permite que as famílias possam se inscrever no cadastro presencialmente. A justificativa é que nem todos têm acesso aos meios eletrônicos e/ou internet.
A MP segue agora para o Senado para ser aprovada. Contudo é bom lembrar que para não perder a validade, a medida precisa ser aprovada pelas tanto pela Câmara como pelo Senado até o dia 7 de dezembro.
A MP também institui o programa Alimenta Brasil, que substitui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para que o poder público compre alimentos produzidos pela agricultura familiar, garantindo renda mínima aos produtores.
Apesar da aprovação, o Auxílio Brasil ainda deixa dúvidas que não foram esclarecidas. Como, por exemplo, como será a distribuição do novo cartão, como funcionará a bolsa-atleta, a bolsa acadêmica e o pagamento das mesmas, além de como será o pagamento de R$ 1.000 para estes jovens. Vamos aguardar.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…