Imagem por @klingsup / freepik
Após cinco anos o que pode acontecer com uma dívida? Com a crise que assola o mundo, e principalmente o Brasil, muitas pessoas acabaram contraindo dívidas. Existem pessoas que acreditam que não precisam pagar suas dívidas porque depois de cinco anos ela vai caducar. Mas a realidade mostra que não é bem assim.
Segundo o Serasa, dívidas caducas são aquelas que têm mais de 5 anos. Após esse prazo, elas deixam de ficar disponíveis nos birôs de crédito, como a Serasa. Ou seja, deixam de ser aparentes para o mercado de crédito.
As dívidas têm um prazo para prescrever. Após cinco anos elas não podem mais constar nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa, SPC.
Meu amigo, fique alerta, após cinco anos, sua dívida não deixa de existir. A dívida apenas deixa de ser visível para as outras empresas. No entanto, você continua devendo para aquela empresa onde comprou algum produto.
A sua dívida só não vai mais constar dos dados do Serasa, SPC. Mas, a empresa que você deve, continua tendo o direito de cobrar, de modo amigável. Ou seja, você terá que quitar essa dívida.
Negocie com a empresa ou banco que você está devendo. Pode também pedir uma revisão no contrato para conseguir um bom acordo. E talvez um bom desconto.
O bom é você se organizar para ter sua situação regularizada, não só nos serviços de proteção ao crédito, mas nas instituições financeiras, empresas, etc.
Para consultar a situação do nome, e verificar se existe alguma restrição é bem simples, basta acessar com o número do CPF a página na internet do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) como também a página do Serasa que possui um banco de dados dos devedores da rede bancária.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…