É comum que segurados do INSS tenham dúvidas relacionadas ao acúmulo de benefício, se é possível receber a aposentadoria e a pensão por morte.
Essa dúvida se tornou comum principalmente após a Reforma da Previdência, que modificou vários benefícios com a sua chegada em 2019.
No artigo de hoje vamos te ajudar a entender se é possível acumular a aposentadoria e a pensão por morte do INSS, confira.
Recebimento de aposentadoria e pensão por morte o que mudou
Após a Reforma da Previdência ser aprovada em novembro de 2019, aqueles que não possuíam o direito adquirido estão sujeitos a várias restrições, inclusive no que se diz respeito ao acúmulo de benefício.
Primeiramente ressalto que para acumular os benefícios de pensão por morte e aposentadoria agora, somente um deles será pago de maneira integral, sendo o que será pago integralmente aquele que possua o maior valor, já o segundo benefício ficará reduzido da seguinte maneira, confira abaixo:
- Regra I — 60% (sessenta por cento) do valor que exceder 1 (um) salário-mínimo, até o limite de 2 (dois) salários-mínimos;
- Regra II — 40% (quarenta por cento) do valor que exceder 2 (dois) salários-mínimos, até o limite de 3 (três) salários-mínimos;
- Regra III — 20% (vinte por cento) do valor que exceder 3 (três) salários-mínimos, até o limite de 4 (quatro) salários-mínimos; e
- Regra IV — 10% (dez por cento) do valor que exceder 4 (quatro) salários-mínimos.
Benefícios do INSS que podem ser acumulados
Confira agora quais são os benefícios do INSS que podem ser acumulados em 2021, confira:
- Pensão por morte e aposentadoria
- Pensão deixada por companheiro ou cônjuge com pensão por morte deixada por filho ou filha, desde que comprovada a dependência econômica
- Pensão por morte decorrente de cônjuge ou companheiro de um regime da previdência social e outra pensão por morte de regime diverso ou pensões aliadas às atividade militares.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.