Home Chamadas Aposentado por invalidez pode abrir um MEI?

Aposentado por invalidez pode abrir um MEI?

por Samara Arruda
5 minutos ler

Quando você se torna um Microempreendedor Individual (MEI), passa a ter direitos trabalhistas e é reconhecido como segurado pela Previdência Social. Assim, terá acesso a benefícios comuns a qualquer trabalhador que possua registro em carteira. No entanto, se você já é aposentado e está pensando em abrir um empreendimento, saiba que existem restrições que devem ser analisadas com cautela. Se este é o seu caso, continue acompanhando esse artigo, pois, vamos explicar tudo!

Aposentadoria por Invalidez

Este é um benefício pago para os brasileiros que se encontram com incapacidade total e permanente para o trabalho, desta forma, fica estabelecido que eles não têm condições de saúde para continuar trabalhando. Desta forma, o pedido precisa ser comprovado durante perícia que é realizada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Assim, é agendada uma perícia e o médico do INSS irá verificar as condições de saúde do segurado e verificar a incapacidade através de laudos e exames. Ao ser constatada a incapacidade, o solicitante não pode registrar sua carteira de trabalho novamente e, por isso, passará a receber certa quantia para garantir sua subsistência. 

A intenção é de que esse recurso substitua a remuneração proveniente do trabalho e não complementá-la. Por isso, o entendimento é de que se o segurado está trabalhando ou possui condições de voltar ao trabalho, não faz jus ao benefício. Por isso, o registro em carteira causaria o cancelamento automático da aposentadoria por invalidez

Vale ressaltar que, mesmo que não haja o registro em carteira, o trabalhador que continua no mercado de trabalho pratica crime de estelionato e a pena é de reclusão de um a cinco anos e multa. Assim, o benefício é cancelado e o ex-aposentado precisará devolver os valores que foram recebidos de forma indevida, sendo aplicados juros, multa e correção monetária do período em que permaneceu recebendo os valores do INSS.

Aposentado pode ser MEI?

O mesmo entendimento é utilizado para responder àqueles que são aposentados por invalidez, e têm interesse em se registrar como microempreendedores individuais (MEI). Por isso ressaltamos que é proibido o exercício de qualquer atividade remunerada pela pessoa que é aposentada por invalidez.

Nessa proibição está inclusa a abertura de empresas de todos os tipos e regimes de tributação. Então, saiba que o registro MEI fará com que ocorra o cancelamento da sua aposentadoria por invalidez, pois, a abertura da empresa demonstra que o aposentado consegue retornar ao trabalho e, assim, poderá garantir sua subsistência por meio do faturamento da empresa. 

Mas existe uma opção caso o trabalhador perceba que sua saúde melhorou e deseja voltar a trabalhar: é preciso pedir o cancelamento do benefício e assim, evitar penalidades que são aplicadas quando ocorrem fraudes contra a Previdência.

Outros benefícios

Confira alguns dos benefícios que você pode perder ao abrir um CNPJ MEI: 

Auxílio doença: o beneficiário que recebe esse benefício porque está incapacitado de trabalhar, então, se registrar como MEI também mostrará que pode desenvolver atividades para seus sustento; 

Tutor que recebe pensão por um menor de idade: dependerá do tipo de benefício que é recebido pelo menor, por exemplo, quando o benefício for de assistência, então, se o menor e o tutor fizerem parte do grupo familiar e tiverem a renda familiar que ultrapasse o valor establecido por pessoa da família, o benefício poderá ser encerrado; 

Bolsa Família: o benefício será cessado apenas quando o registro MEI resultar no aumento da renda da família, ultrapassando o valor estabelecido para a participação no programa. 

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Samara Arruda

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More