Nos tempos de hoje, esse é um questionamento válido, pois sabemos que os benefícios previdenciários em muitas realidades não suprem as necessidades do beneficiário, que deve escolher em pagar a conta de luz ou comprar o remédio.
Primeiramente, vamos definir o que é aposentadoria por invalidez, que segundo a Lei nº 8.213/91 em seu artigo 42 declara que:
“a aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição. ”
Vejamos, aquele que for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, desde preenchido o requisito de carência, será devido a Aposentadoria por Invalidez.
Com isso, já temos um pequeno vislumbre da resposta da questão inicial.
O aposentado por invalidez pode trabalhar? Não.
O benefício em questão é dedicado aos segurados incapacitado para exercer qualquer atividade que garanta a sua subsistência, pois, aos olhos da lei, o segurado não possui qualquer condição para trabalhar.
Diante disso, o aposentado não pode exercer atividade laborativa de qualquer espécie, sendo apenas um “bico”, abrir empresa, etc., pois o segurado corre o risco de sofrer sanções administrativas e judiciais.
As penas pode variar, sendo a perda imediata no benefício até uma possível condenação Judicial para devolução dos valores recebidos durante o período trabalhado, sem falar em uma condenação por má-fé e responder criminalmente.
Ressalto que nada impede do segurado retornar ao trabalho devido a sua recuperação ou cura da doença, mas benefício deverá ser cancelado imediatamente, sendo quando o segurado for registrado pela empresa ou declarar perante o INSS o desejo do retorno.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Sobre o autor: Luis Francisco Prates, advogado, inscrito no quadro da OAB/SP nº 361.759, formado pelo Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB), pós-graduando em Direito e Processo Previdenciário pela Damásio Educacional, Fundador do escritório Prates Advocacia, especializada em Direito Previdenciário, Cível e Consumidor, prestando serviço de consultoria e assessoria jurídica contenciosa e preventiva. E-mail: contato@advocaciaprates.com
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…