Chamadas

Aposentado saiba como receber o seu FGTS

De acordo com a lei, todo empregador é obrigado a depositar 8% sobre o valor do salário do funcionário em uma conta. Também, é na lei que se encontram as hipóteses nas quais o saque do FGTS é permitido, dentre elas a compra e venda de um imóvel ou aposentadoria. 

Sendo assim, de forma geral, com a concessão da aposentadoria, o empregado poderá requisitar o recolhimento de seu FGTS. Porém, se o aposentado continuar exercendo função laborativa, a história será um pouco diferente. 

No texto da lei que trata do FGTS está estabelecido que, os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa, receberão uma multa paga pelo empregador no montante de 40% de todo o valor depositado durante a vigência do contrato de trabalho. 

Agora, no caso de dispensa sem justa causa pelo empregador de empregado aposentado, essa multa não incidirá, pois o nosso ordenamento jurídico pensa que, a dispensa se dá de forma muito abrupta, e a multa vem como forma de amenizar essa dispensa que acaba causando um desequilíbrio financeiro para com o empregado. 

Já que, o empregado aposentado, já possui uma fonte de renda garantida, essa multa do FGTS não lhe é devida em nenhuma hipótese. O fim dessa multa vale para aqueles que foram contratados após a promulgação da Reforma Previdenciária. 

Até o dia em que a Reforma foi aprovada, o aposentado que continua trabalhando tem o direito de sacar mensalmente 8% do valor do FGTS, e mesmo sacando todo mês, em caso de dispensa também teria o direito a receber a multa de 40%. 

Agora, a história já é diferente. O aposentado ainda possui o direito de ter recolhido 8% de seu salário todo mês para fins de FGTS, assim como possui o direito de sacar esse valor mensalmente, porém em caso de dispensa sem justa causa, o empregador não precisará pagar a multa de 40% sobre o total recebido. 

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS



Conteúdo original Cristiane Oliveira Advocacia

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

10 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

12 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

20 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago