Quem não imagina poder viver a melhor idade sem se preocupar com os gastos financeiros e apenas aproveitar essa fase da vida se dedicando aos seus sonhos e projetos.
É o desejo de toda pessoa, não é mesmo?
As pessoas aguardam tanto por esse momento, que ao completar os requisitos exigidos para a concessão da aposentadoria, não pensam duas vezes: vão direto ao INSS requerer a Aposentadoria!
É nesse momento que as pessoas pecam, pois não realizam o planejamento da sua aposentadoria antes de ir diretamente ao INSS e muitas vezes o benefício concedido não é vantajoso, sendo muito triste para o trabalhador não ter o valor do benefício que esperava.
Por isso, este post irá te auxiliar no que pode ser feito quando o valor do benefício for abaixo do esperado e, principalmente, como obter uma aposentadoria mais vantajosa, através do Planejamento Previdenciário.
A comunicação da aposentadoria pelo INSS é realizada com o envio da Carta de Concessão para a residência do trabalhador.
Nesta carta é informado o início do pagamento do benefício e o descritivo dos valores de contribuição que foram utilizados para chegar ao valor do benefício.
Por isso, a primeira dica que temos para você é: antes de sacar o valor do benefício, analise com cautela a sua Carta de Concessão, verificando se há algum erro no cálculo do benefício, se foram usados todas as contribuições no cálculo da Aposentadoria e se aquela regra de aposentadoria é a mais vantajosa para o seu caso.
Após anos de experiência na prática previdenciária, percebemos que é nesse momento que as pessoas erram e acabam ficando com uma aposentadoria abaixo do esperado, visto que não analisam a Carta de Concessão e vão direto sacar o valor do benefício.
Ao sacar o valor do benefício, o trabalhador concorda com o cálculo do INSS e o valor recebido, não podendo realizar o cancelamento da aposentadoria posteriormente.
Apenas em casos de revisão de benefício, seja por erro do INSS ou alguma outra tese é possível aumentar o valor do benefício.
Contudo, muitas vezes essas revisões demoram muito e o trabalhador acaba permanecendo com o benefício desvantajoso por algum tempo.
Assim, a nossa dica é a seguinte: se o valor da aposentadoria não for vantajoso, orientamos a não realizar o saque do valor disponível e analisar com um especialista no Direito Previdenciário se o INSS calculou o benefício da forma correta e se não há outra regra de aposentadoria mais vantajosa para o seu caso.
Importante ressaltar que é possível cancelar o benefício no INSS caso o segurado se arrependa da aposentadoria após ter recebido a Carta de Concessão e não tenha sacado nenhum valor do benefício.
Esse cancelamento do benefício no INSS não impede que o segurado venha requerer novamente a aposentadoria depois e também não há penalidades para o segurado.
O principal objetivo do Planejamento Previdenciário é fazer com que o trabalhador planeje a sua aposentadoria, verificando quais regras de aposentadoria se aplicam no seu caso e, principalmente qual é a mais vantajosa.
Dessa forma, fazendo o planejamento o trabalhador terá uma estratégia para obter um benefício vantajoso e não perder dinheiro na aposentadoria.
Como o Direito Previdenciário é complexo e possui vários requisitos, sem a ajuda de um especialista para lhe assessorar e indicar os melhores caminhos a chance de gastar tempo e dinheiro e não ter um retorno na aposentadoria é grande!
Outra dica valiosa é não esperar até as vésperas da aposentadoria para buscar um especialista, quanto mais cedo começar a se planejar e alinhar as estratégias para ter um benefício vantajoso, mais chances de alcançar esse objetivo lá na frente.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…