Aposentados com 75 anos ou mais podem ter aumento no valor de suas aposentadorias. Isso porque está tramitando no Senado Federal o Projeto de Lei 2.440/2021 que visa aumentar a remuneração de aposentados nessa faixa etária, trocando o salário mínimo por um piso especial.
O texto estipula que o valor tenha como base o valor atual do salário mínimo, porém, seja reajustado anualmente com base no IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), caso ele seja maior que o reajuste do salário mínimo.
No dia 13 de setembro, a TV Senado divulgou um vídeo com a visão de economistas acerca do projeto de lei. Segundo o ponto de vista apresentado, o aumento na aposentadoria dos segurados do INSS, apresentam uma contrapartida fiscal e financeira, podendo fragilizar mais ainda a economia do país.
A proposta foi apresentada pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS), e partiu do aposentado gaúcho Gelcy Pereira Brum, que escreveu uma carta à mão para o gabinete. Com a inflação crescente, segundo o Senador, os idosos com 75 anos ou mais estão entre os mais prejudicados.
A justificativa para um reajuste especial nesta idade é que a situação é diferente, pois há a impossibilidade de ocupar uma vaga no mercado de trabalho, além dos elevados custos para com a sobrevivência. Porque os gastos com medicamentos e serviços de saúde pesam mais para os chamados “super idosos” do que para o restante da população.
O projeto segue em tramitação no Senado e caso aprovado, irá para votação na Câmara dos Deputados.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.