Para o segurado requerer algum tipo de benefício no INSS é necessário cumprir os requisitos e o principal ter todas as documentações necessárias em mãos, pois, isto vai facilitar que o seu benefício seja concedido sem burocracias.
No conteúdo de hoje vamos esclarecer quais são as documentações necessárias para requerer a aposentadoria.
Falta de documentação para requerer a aposentadoria
Para a concessão da sua aposentadoria é necessário que esteja com todas as suas documentações em mãos, pois, a maioria dos pedidos são negados por falta de documentações.
O que acontece com a falta de documentação para requerer a aposentadoria?
- Seu benefício pode ser negado;
- O beneficiário corre o risco de receber seu benefício em um valor inferior.
- Correr o risco de ter que começar tudo do zero e ainda perdemos alguns meses;
Tipos de aposentadorias mais comuns
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria Especial;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
- Aposentadoria por idade.
Documentação necessárias para todos os tipos de aposentadorias
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho – se houver mais de uma, você deve levar todas;
- PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números) – caso você não saiba o seu, é possível solicitar on-line, por telefone ou em uma agência da Previdência Social;
- Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;
- Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site Meu INSS.
Minha carteira de trabalho ou CNIS estão incompletos, o que eu faço?
Neste caso você poderá apresentar:
- Extratos do FGTS;
- Holerites;
- Documentos relacionados a seus salários no período.
Documento necessários para homens
- Certidão de reservista (Aposentadoria por idade e por tempo de serviço);
Como faço para conseguir as documentações de uma empresa que já faliu?
Neste caso basta ir até o Síndico da Massa Falida e solicitar os documentos.
Documentos para Aposentadoria por invalidez
Para esta categoria é necessário ter documentações que comprovem o vínculo empregatício no momento do acidente ou início da doença e também ter documentações que comprovem a invalidez. Veja!
Documentações:
- Receituários;
- Declaração médicas;
- Atestados;
- Exames;
- Laudos médicos.
Documentos para a Aposentadoria Especial
Para requerer a aposentadoria Especial, é preciso apresentar uma documentação chamada PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), o mesmo é despachado pelo empregador ou pelo sindicato da categoria.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
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Por Laís Oliveira