Um benefício constitucional assegurado após um certo tempo de trabalho e, mais que isso, o direito de ter a subsistência garantida quando não mais puder exercer uma profissão. Seja por razões de idade avançada ou incapacidade, a aposentadoria é um instituto previdenciário bastante almejado pelos brasileiros, que desejam ter uma vida mais tranquila e com segurança financeira quando chegar a hora de parar de trabalhar.
No entanto, cada vez mais o corpo da lei recebe alterações por meio das chamadas reformas previdenciárias, devido a diversos fatores, como aumento da expectativa de vida, envelhecimento da população trabalhadora e também déficits no sistema. E cada vez mais os trabalhadores esperam depender somente da renda da aposentadoria para sobreviverem quando pararem de trabalhar.
Leia também: Seis De Cada Dez Pedidos De Aposentadoria Do INSS São Indeferidos
É o que indica uma pesquisa feita pela Fenaprevi, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida, durante o segundo semestre de 2023. A pesquisa indica que 42% dos brasileiros esperam viver somente do dinheiro da aposentadoria, um aumento em relação à última pesquisa realizada, em 2021, quando esse número era de 30%.
A dificuldade em poupar dinheiro para o futuro é uma das razões para isso. Com menos poupança, a dependência em relação à previdência aumenta. O próprio presidente da Fenaprevi, Edson Franco, indica essa tendência.
Leia também: Aposentadoria: Quanto Dinheiro Devo Guardar?
Segundo ele, “falta renda suficiente para investir no futuro”. Ele também aponta a falta de educação financeira dos brasileiros. No entanto, entende que é difícil pensar no futuro quando o presente apresenta tantas dificuldades.
A pesquisa também aponta para o fato de que as mulheres são quem mais esperam contar com a renda da aposentadoria. Os homens, de acordo com a pesquisa, têm mais facilidade em obter outras fontes de renda, mesmo depois de aposentados. Em comum, somente o fato de mais da metade dos entrevistados, cerca de 55%, desejarem pedir aposentadoria aos 60 anos.
Em contrapartida, muitos temem não conseguir se aposentar. As constantes reformas no sistema previdenciário – já somam sete desde a promulgação da Constituição, em 1988 – assustam a população, que vê esse direito cada vez mais longe. A extinção da aposentadoria por tempo e o aumento do tempo de contribuição, tanto para homens como para mulheres, foi a mudança mais sentida recentemente.
Quem trabalha na informalidade tende a sofrer mais com as consequências das reformas.
A dificuldade em fazer o recolhimento e comprovar vínculos afeta a contagem de tempo trabalhado. Outra queixa passa pela demora no atendimento de quem pleiteia o direito. É sabido que hoje já são mais de 5 milhões de pessoas esperando na fila para conseguir se aposentar.
No entanto, muitas pessoas têm seu direito negado. Muitas se confundem com as várias regras, que podem ser muito confusas, e acabam pensando que têm o direito quando não o têm, ou não juntam a documentação correta, por exemplo. Para isso, um bom planejamento de aposentadoria pode ser bastante benéfico para ter mais assertividade e garantia de conseguir alcançar a tão desejada aposentadoria.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…