A aposentadoria especial é voltada aos trabalhadores que trabalhavam expostos a agentes nocivos.
Dentre eles podemos citar médicos, bombeiros, mineiros, policiais penais, metalúrgicos, dentre outras profissões.
Mas para garantir que o pedido de aposentadoria seja concedido sem interferências, é preciso fazer a comprovação da atividade desenvolvida.
Por isso, existem alguns documentos que podem ser apresentados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a fim de pedir a aposentadoria especial.
Pensando nisso, separamos os principais documentos que você precisa para comprovar seu pedido.
Se você tem dúvidas sobre o assunto e quer saber se têm direito à aposentadoria especial, continue acompanhando nosso artigo.
Essa resposta depende do grau de insalubridade ou periculosidade da atividade que é realizada pelo trabalhador que precisa estar atento aos critérios, como por exemplo, a idade mínima e o tempo mínimo de exposição aos agentes nocivos.
Com a Reforma da Previdência, esse tipo de aposentadoria sofreu algumas alterações: a primeira se trata da transição para aqueles que já trabalhavam em atividade de risco, mas ainda não tinha concluído o tempo para se aposentar.
Portanto, devem ser cumpruidos os seguintes requisitos:
Já a segunda regra vale para o trabalhador que começou depois da Reforma.
Ficando da seguinte forma:
Para solicitar a aposentadoria especial, o trabalhador precisa entrar em contato com o INSS e apresentar toda a documentação.
Então, confira os documentos essenciais para a aposentadoria especial:
Carteira de trabalho: é um documento importante para dar entrada no pedido de aposentadoria e irá comprovar o tempo de trabalho e as atividades exercidas.
PPP: o Perfil Profissiográfico Previdenciário é fornecido pela empresa e registra informações sobre as atividades desenvolvidas e quais agentes nocivos o trabalhador permanecia exposto;
LTCAT: o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho atesta as condições do ambiente de trabalho, devendo ser elaborado por um profissional da área de saúde e segurança do trabalho.
Há ainda documentos que são opcionais que podem ajudar o trabalhador à conseguir comprovar as atividades desenvolvidas a fim de obter o benefício.
São eles:
Adicional de Insalubridade: pode ser apresentado o holerite para demonstrar que o trabalhador recebia o adicional devido às atividades desenvolvidas ou local insalubre;
Certificados de cursos: também é considerado como prova e, geralmente é realizado por vigias, por exemplo;
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Samara Arruda
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…