Chamadas

Aposentadoria Integral e Aposentadoria Especial: Qual a melhor

A aposentadoria é um benefício que todos os segurados da Previdência Social tem direito, sendo que existem quatro tipos, a aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, aposentadoria de professor e aposentadoria especial.

A Aposentadoria por tempo de contribuição é dividida em três forma diferentes de concessão. Uma delas é a aposentadoria integral, outra a aposentadoria proporcional e também tem a aposentadoria para deficientes.

Aposentadoria por tempo de contribuição integral

A aposentadoria por tempo de contribuição será devida aos segurados do INSS que comprovar um tempo mínimo de contribuições. Para homens o tempo mínimo é de 35 anos de contribuições e para as mulheres, são 30 anos.

Não existe uma idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição, mas para quem não quiser ter o valor do benefício diminuído com a aplicação do fator previdenciário, deverá preencher os requisitos disposto no art 29-C da lei 8.213, que diz que o resultado da idade do segurado somado com o tempo de contribuição deve ser 95 para homens e 85 para as mulheres.

Esses pontos serão majorados em um no dia 31 de Dezembro dos seguintes anos: 2018; 2020; 2022; 2024 e 2026. Chegando no final as pontuações serão 100 para homens e 90 para mulheres.

Aposentadoria especial

A concessão de aposentadoria especial depende da caracterização da atividade exercida em condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante o período de quinze, vinte ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme o caso.

Até a data de 20/04/1995 existe a possibilidade da atividade ser caracterizado como especial pela profissão, sem necessidade de análise dos agentes nocivos. O valor da aposentadoria especial é de 100% da média calculada de seus recolhimentos, não havendo incidência do fator previdenciário.  

Valor Integral da na aposentadoria

Umas das principais dúvidas na hora de se aposentar é em relação ao valor do benefício. Para a apuração do salário de benefício, considera-se a média dos 80% maiores salários de contribuição do período contributivo do segurado, a partir de julho/199, esse cálculo é usado em qualquer uma das duas espécie de aposentadoria citadas acima.

Ou seja, o segurado não se aposenta com o valor atual de seu salário, a não ser que a média seja igual ao salário, o que acontece poucas vezes. Geralmente o trabalhador tem períodos de contribuições menores, principalmente nos serviços mais antigos, depois com o tempo o salário melhora, seja pela qualificação e oportunidades de crescimento na empresa ou busca por uma remuneração melhor em outra empresa.

O valor do benefício pode ser diminuído com a aplicação do fator previdenciário que acontece nas aposentadoria por tempo de contribuição, ou aposentadoria por idade quando a pessoa tem menos de 30 anos de tempo de contribuições.

Para não haver a aplicação do fator previdenciário, o trabalhador deve se enquadrar em alguns requisitos, como ter direito a aposentadoria especial, ter no mínimo 30 anos de tempo de contribuição na aposentadoria por idade ou ter a aplicação do fator 85/95 na aposentadoria por tempo de contribuição.

Fórmula 86/96

Os números 86 e 96 representam a soma da idade da pessoa e do tempo de contribuição. 86 é para mulheres, e 96 para homens. Mas a fórmula não será sempre 86 e 96. O resultado da soma da idade e tempo de serviço será aumentado conforme explico abaixo, até chegar a 90/100.

  • 2019 a 2020: 86 (mulheres) / 96 (homens);
  • 2021 a 2022: 87 (mulheres) / 97 (homens);
  • 2023 a 2024: 88 (mulheres) / 98 (homens);
  • 2025 a 2026: 89 (mulheres) / 99 (homens);
  • 2027: 90 (mulheres) / 100 (homens).

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS. Conteúdo via Toda Diferença

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

45 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago